faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ministro Marcos Pontes visita laboratórios do CNPEM mobilizados na busca de soluções para o combate da pandemia do Covid-19

Article-Ministro Marcos Pontes visita laboratórios do CNPEM mobilizados na busca de soluções para o combate da pandemia do Covid-19

laboratorios-cnpem

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) mantém, com recursos do MCTIC, estrutura de ponta e equipes com várias competências que trabalham em colaboração com outras organizações da Rede Vírus MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, visita nesta segunda-feira (06/04), das 9h30 às 12h, laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP. O CPNEM é uma organização social vinculada ao MCTIC.

O ministro conversará com pesquisadores e verá de perto a estrutura empregada atualmente em experimentos feitos em parceria com diversas organizações do país, que integram a Rede Vírus MCTIC, coordenada por sua pasta. A rede conta com virologistas e grupos de especialidades complementares, com missões específicas.

A missão assumida pelo CNPEM é a de reposicionamento de fármacos, que consiste em analisar fórmulas de medicamentos que já têm uso aprovado no tratamento de outras doenças e selecionar aqueles que tem moléculas com melhor potencial de neutralizar a ação do COVID-19 e serem usados no tratamento de pacientes infectados. Essa estratégia pode acelerar a descoberta de uma solução eficiente e segura para o combate a pandemia.

Experimentos

O trabalho de pesquisadores Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) identificou recentemente as primeiras cinco drogas potencialmente eficazes contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. O grupo realizou uma triagem, por meio de simulações computacionais, de 2 mil drogas já aprovadas para outros usos terapêuticos por agências reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o FDA, agência do governo dos Estados Unidos que regula alimentos e drogas.

Esses primeiros medicamentos selecionados tiveram como alvo uma das proteases do vírus, enzima essencial em seu ciclo de vida. Posteriormente, o grupo vai testar outros fármacos em mais quatro alvos moleculares com diferentes funções no novo vírus.

A resposta rápida a problemas dessa complexidade e magnitude só tem sido possível porque o CNPEM, com o apoio do MCTIC, mantém em um mesmo ambiente, equipamentos de ponta e equipes de pesquisadores de várias áreas altamente capacitados para conduzir abordagens multidisciplinares e competitivas em nível internacional.