faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

InRad passa a integrar expedições do Barco Hospital Papa Francisco, no Pará

Article-InRad passa a integrar expedições do Barco Hospital Papa Francisco, no Pará

Barco Hospital

• Exames de alta complexidade são realizados no barco e os resultados disponibilizados na hora;

• Mais de mil comunidades ribeirinhas serão atendidas durante as expedições;

• A expectativa é de que 700 mil pessoas sejam beneficiadas com a missão.

Cirurgias, mamografia, ultrassonografia, raios-x, entre outros exames médicos de alta complexidade realizados em um Barco Hospital. Este é o projeto inovador da parceria entre Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e a Associação e Fraternidade de São Francisco de Assis, que irá atender mil comunidades ribeirinhas, na região de Calha Norte, no Noroeste do Pará.

Durante oito dias oito médicos, entre clínicos gerais, cirurgiões, radiologistas, dentistas e mais de 15 pessoas da tripulação navegam no Barco Hospital Papa Francisco para atender comunidades ribeirinhas. O corpo clínico voluntário se reúne aos tripulantes na cidade de Óbidos (PA) para levar, muitas vezes, o primeiro atendimento médico à população de quase 700 mil pessoas. O projeto bem-sucedido está em sua nona expedição, que acontece entre os dias 11 e 18 de fevereiro, na cidade Prainha, 20 horas de barco a partir do ponto de encontro. Em média, são realizados três mil procedimentos por missão.

"Mais do que realizar exames de alta complexidade em uma unidade móvel, a população atendida poderá contar com os resultados na hora", explica Claudia da Costa Leite, médica e professora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que irá acompanhar algumas das expedições. Isso será possível graças à tecnologia do Barco Hospital, que também tem o sistema WareLine que traz, em tempo real, um prontuário digital desde a triagem até o final do atendimento.

Dra Claudia também comenta que só as mamografias vão para a base em Óbidos e são enviadas via sistema de teleradiologia para serem laudados pelos profissionais do InRad, em São Paulo. "Os pacientes recebem o resultado do exame em visita de um outro barco e, se for caso de cirurgia, são imediatamente encaminhadas para o hospital mais próximo. O Barco da Expedição pode demorar até 1 ano para voltar a visitar a mesma comunidade".

Para a especialista, a expedição marca uma nova relação com a medicina. "Vamos trabalhar com pessoas que muitas vezes nunca tiveram acesso a atendimentos médicos. A equipe de profissionais e acadêmicos do HC também poderá contribuir com a experiência ao lidar com vários tipos de doenças, inclusive as menos comuns".

TAG: Hospitais