This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Informação em saúde precisa ser política de Estado, não de governo, diz ex-ministro Nelson Teich

By 26 de outubro de 2020 Saúde Pública

O webinar gratuito aconteceu na última quinta-feira (22) no canal do Youtube da entidade

A pandemia do coronavírus vem causando impacto em todos os pilares da sociedade, acelerando mudanças digitais, o que torna a informação fundamental para o desenvolvimento de diagnóstico e planejamento de alto impacto na área da saúde. A ponderação é do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, que participou nesta quinta-feira, 22, de webinar da UNIDAS – Autogestão em Saúde. Teich reforçou que informação em saúde precisa ser uma política de Estado e, não, de governo.

“A informação precisa ser recebida e analisada em tempo real e é a única forma de se ter um diagnóstico do que se entrega à sociedade, seja no sistema público ou na saúde suplementar. Esse é um ponto absolutamente crítico”, ressaltou. O evento digital também contou com a presença de André Vicente Esteves de Carvalho, que falou sobre o uso de dados para tomada de decisão em doenças imunomediadas. O presidente da UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), Anderson Mendes, foi o mediador do evento patrocinado pela Abbvie que discutiu como os dados contribuem para a eficiência do sistema de saúde.

Para o ex-ministro, a saúde aumentou em complexidade, mas a sua gestão não acompanhou a capacidade de medir e analisar as transformações que estão ocorrendo. “Quanto mais dados você tem pra analisar, mais complexo é enxergar a questão. E, se você não enxerga o cenário, toma decisões erradas. Agora, mais do que nunca, é necessário criar um planejamento que capte todos dados para serem usados de forma a não deixar o sistema evoluir desigualmente e, sim, possibilitar que as inovações e transformações atinjam um número cada vez maior da população. Isso é sinônimo de progresso”, afirmou.

Segundo o presidente da UNIDAS, discutir o sistema é fundamental. “Acho que no Brasil, às vezes, nos apegamos demais em fazer estudos, análises e trabalhos sobre pontos específicos; mas como isso impacta no sistema de forma geral? Se tem uma coisa que a pandemia trouxe, e é interessante, são as discussões que eram raras acontecerem na conversa de família, por exemplo, e agora as pessoas falam sobre evidências clínicas. Isso é bom. Educação em saúde é fundamental”, contribuiu.

Já André Carvalho discorreu sobre como a metanálise permite determinar quais medicações tem a chance de performar melhor em cada desfecho clínico esperado. “A metanálise é uma ferramenta importante para aprimorar o conhecimento sobre a verdadeira eficácia de medicamentos. As metanálises que concordem entre si validam ainda mais os dados, já que tem a chance de performar melhor em cada desfecho clínico esperado”, afirmou.

Além de ser ex-ministro da saúde, Teich também é médico oncologista, consultor em saúde, fundador do grupo COI, ex-assessor e consultor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégia do Ministério de Saúde.

André Vicente Esteves de Carvalho é dermatologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre e pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisa HMV-POA, além de conselheiro do International Psoriasis Council (IPC).

No Conecta, a UNIDAS cede espaço para que prestadores de serviços, empresas parceiras e profissionais do setor compartilhem informações e soluções com as operadoras de autogestão em saúde. O webinar do UNIDAS Conecta está disponível no canal do Youtube da UNIDAS.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.