faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

EUROIMMUN Brasil apresenta teste assertivo no diagnóstico do Vírus Mayaro

Article-EUROIMMUN Brasil apresenta teste assertivo no diagnóstico do Vírus Mayaro

mosquito-1332382_640-640x330

Anti-Mayaro vírus IgM Elisa foi analisado e traz resultados assertivos para seus pacientes

Além da Dengue, Zika e Chikungunya, um outro vírus também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti tem preocupado os brasileiros: o Mayaro. Para contribuir no tratamento correto da doença, a EUROIMMUN Brasil possui o teste Anti-Mayaro vírus IgM ELISA, que apresenta uma alta sensibilidade, se mostrando ser uma ferramenta de triagem eficiente para fins de vigilância sorodiagnóstica e epidemiológica.

"Além de ser um teste com um alto índice de eficiência, o anti-Mayaro Virus IgM ELISA é uma alternativa simples, rápida e econômica comparada a outras técnicas apresentadas no país.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o vírus Mayaro está ativo no Brasil desde 2014. Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2016 foram registrados 343 casos humanos suspeitos da doença pelo vírus Mayaro. Neste ano, os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmaram a presença do vírus em casos autóctones (de pessoas que não viajaram e se contaminaram no próprio estado) analisando a sorologia de três pacientes que se infectaram em 2015. Os testes deram positivo para Mayaro. Já em São Paulo, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) analisaram amostras de sangue de doadores de São Carlos e também encontraram anticorpos para o vírus.

O vírus Mayaro causa uma doença febril que é frequentemente associada com artralgia persistente e pode ser clinicamente indistinguível de outras infecções por Arbovirus.

"Como têm aumentado o número de pessoas com risco de infecção pelo Mayaro neste ano, é necessária uma padronização dos testes laboratoriais que permita o monitoramento e a confirmação diagnóstica de infecções pelo vírus Mayaro", explica Gustavo Janaudis.

A eficiência do teste anti-Mayaro Vírus IgM ELISA, da EUROIMMUN, foi demonstrada a partir da utilização de amostras de sangue de pacientes brasileiros que apresentavam infecções febril, diagnosticados através de kits "in house" pelo método de ELISA de captura e hemaglutinação indireta.

Dentre as amostras analisadas, 21 pacientes eram positivos e 25 pacientes negativos para Mayaro, e o Anti-Mayaro vírus IgM ELISA apresentou sensibilidade (pessoas que não possuem a doença) de 100% (21/21) e especificidade (casos confirmados) de 76% (19/25). Os resultados discrepantes foram obtidos em 6 amostras de pacientes infectados com vírus Chikungunya (5/6) e outros flavivírus (1/6). A maioria dos resultados discrepantes ocorreu devido à reatividade cruzada com o vírus Chikungunya.

Sobre a EUROIMMUN

A EUROIMMUN é líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial e possui um sólido registro de patentes e métodos inovadores de produção. Com mais de 30 anos de atuação no mercado global, a empresa é especializada no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas, alergias e genética. Os métodos predominantes aplicados no desenvolvimento dos seus produtos são a imunofluorescência, ELISA, imunoblot e biologia molecular. Desde 2017, é parte integrante do grupo PerkinElmer, empresa norte americana líder mundial em tecnologia nos segmentos médico e químico, comprometida com inovação para um mundo mais saudável.

TAG: Archive