This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Determinação da ANS obriga planos de saúde a oferecerem exames de zika

By 13 de junho de 2016 Mercado, Saúde Pública

A partir do dia 6 de Julho desse ano, os planos de saúde serão obrigados a oferecer três exames de Zika para seus clientes. A norma determinada pela Agência Nacional de Saúde no dia 6 desse mês está no Diário Oficial da União.

Os exames que passam a integrar a lista de cobertura obrigatória dos planos, Procedimentos e Eventos em Saúde, são os testes sorológicos IgM e IgG e também o PCR (Polymerase Chain Reaction).

Esses exames deverão ser assegurados para bebês filhos de mãe já diagnosticadas e recém nascidos com má formação congênita sugestiva de infecção pelo vírus.

A agência estabeleceu o prazo de trinta dias para que as operadoras de planos de saúde organizarem suas redes de atendimento e de laboratórios para oferecerem os exames.

O PCR é recomendado para os primeiros dias de suspeita da doença, é recomendado para gestantes que estejam com os primeiros sintomas, mas no período máximo de cinco dias do surgimento desses sintomas.

Para as primeiras semanas de gestação (o pré-natal), o exame indicado é o IgM, que identifica anti corpos na corrente sanguínea apresentando ou não sintomas do vírus. A repetição do exame no final do segundo semestre diagnostica a má formação dos bebês caso infectados.

Já o IgG é indicado para quem já fez o exame IgM e o resultado apresentado foi positivo. ajuda a verificar se a pessoa já teve contato com o vírus da Zika em algum momento da vida.

Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS afirmou em nota, “A ANS realizou de forma extraordinária a revisão do rol de procedimentos para incorporação desses testes por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde.”

 

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply