faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Associação luta por pacientes com Hipertensão Pulmonar

Article-Associação luta por pacientes com Hipertensão Pulmonar

close-up-da-mao-com-estetoscopio_1232-405
Um dos projetos, criado pela presidente da ABRAF e vice-presidente da Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar, Paula Menezes, é o Team PHenomenal Hope Brasil, uma equipe inspirada em uma iniciativa norte-americana.

A ABRAF – Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar tem como objetivo promover dignidade e qualidade de vida a pacientes que sofrem da doença. A entidade sem fins lucrativos conta com cerca de mil associados. Ao longo dos anos, a Associação vem desenvolvendo diversas ações nacionais e internacionais, palestras e encontros a fim de informar, debater e conscientizar a população brasileira sobre a grave doença Hipertensão Pulmonar (HP).

Um dos projetos, criado pela presidente da ABRAF e vice-presidente da Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar, Paula Menezes, é o Team PHenomenal Hope Brasil, uma equipe inspirada em uma iniciativa norte-americana. Em 2016, a equipe composta por 4 atletas participou de provas de corrida em 11 cidades em 9 estados diferentes, conscientizando a população local sobre a HP e arrecadando assinaturas para um abaixo assinado para pressionar o Ministério da Saúde a revisar o Protocolo Nacional de Hipertensão Pulmonar. Na nova temporada de corridas deste ano, o Team vai promover a ação “Perco o Fôlego por você”, na qual os oito voluntários vão correr com foto de pacientes na camiseta da equipe em diversas provas pelo Brasil.

A grande luta da ABRAF e da iniciativa voluntária do Team está em rever o protocolo do Ministério da Saúde que proíbe a terapia combinada (o paciente só tem direito a 1 medicamento) e autoriza o fornecimento de somente 4 medicamentos dos 14 disponíveis para tratamento, o que gera praticamente uma sentença de morte para muitos pacientes. “Nosso objetivo é usar o esporte como instrumento para comover e conscientizar a população sobre a HP. Queremos divulgar e debater mais sobre a doença e, acima de tudo, exigir dos órgãos competentes um tratamento adequado e o diagnóstico para os pacientes”, aponta Paula Menezes, presidente da ABRAF.