This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Associação luta por pacientes com Hipertensão Pulmonar

By 27 de abril de 2017 Saúde Pública

A ABRAF – Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar tem como objetivo promover dignidade e qualidade de vida a pacientes que sofrem da doença. A entidade sem fins lucrativos conta com cerca de mil associados. Ao longo dos anos, a Associação vem desenvolvendo diversas ações nacionais e internacionais, palestras e encontros a fim de informar, debater e conscientizar a população brasileira sobre a grave doença Hipertensão Pulmonar (HP).

Um dos projetos, criado pela presidente da ABRAF e vice-presidente da Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar, Paula Menezes, é o Team PHenomenal Hope Brasil, uma equipe inspirada em uma iniciativa norte-americana. Em 2016, a equipe composta por 4 atletas participou de provas de corrida em 11 cidades em 9 estados diferentes, conscientizando a população local sobre a HP e arrecadando assinaturas para um abaixo assinado para pressionar o Ministério da Saúde a revisar o Protocolo Nacional de Hipertensão Pulmonar. Na nova temporada de corridas deste ano, o Team vai promover a ação “Perco o Fôlego por você”, na qual os oito voluntários vão correr com foto de pacientes na camiseta da equipe em diversas provas pelo Brasil.

A grande luta da ABRAF e da iniciativa voluntária do Team está em rever o protocolo do Ministério da Saúde que proíbe a terapia combinada (o paciente só tem direito a 1 medicamento) e autoriza o fornecimento de somente 4 medicamentos dos 14 disponíveis para tratamento, o que gera praticamente uma sentença de morte para muitos pacientes. “Nosso objetivo é usar o esporte como instrumento para comover e conscientizar a população sobre a HP. Queremos divulgar e debater mais sobre a doença e, acima de tudo, exigir dos órgãos competentes um tratamento adequado e o diagnóstico para os pacientes”, aponta Paula Menezes, presidente da ABRAF.

 

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply