This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina também ganha espaço entre ginecologistas

By 3 de julho de 2020 Profissionais

“Momento de isolamento e a quarentena podem ter efeitos delicados sobre a saúde feminina”, explica o especialista Rodrigo Ferrarese

Com o distanciamento social muitas coisas mudaram, inclusive a relação de pacientes com seus médicos, uma vez que é necessário evitar sair de casa. Para isso, foram criados novos meios de aproximar esses profissionais de seus pacientes, através das teleconsultas, que podem ser realizadas em qualquer lugar pelo computador ou pelo celular, e é um método válido até mesmo para consultas em especialidades.

O médico ginecologista Rodrigo Ferrarese explica que a utilização desse meio para realizar consultas facilitou o atendimento de questões tópicas, além de algumas dúvidas que podem ser solucionadas de forma rápida. “A telemedicina pode ser muito eficiente. Quando é necessário algum tipo de exame físico urgente, convocamos o paciente depois da teleconsulta, do contrário, é possível deixar em aberto qualquer exame, coleta ou mesmo ultrassons, uma vez que são exames de rotina”, explica.

É importante ressaltar que o momento de isolamento e a quarentena podem ter efeitos delicados sobre a saúde feminina, e é por isso que a telemedicina pode ser fundamental para sanar questões simples.

“Costumo dizer que a melhor amiga da saúde feminina é a própria mulher, porque depende dela fazer os exames de rotina, como o Papanicolau, a mamografia para evitar alguma doença grave. Além, é claro, dos hábitos para manter a saúde do corpo como um todo, dormir bem e manter uma alimentação saudável, além da prática de atividades físicas”, Dr. Rodrigo finaliza.

Sobre o autor

Dr. Rodrigo Ferrarese é formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Fez residência médica em São Paulo, em ginecologia e obstetrícia no Hospital do Servidor Público Estadual. Atua em cirurgias ginecológicas, cirurgias vaginais, uroginecologia, videocirurgias; (cistos, endometriose), histeroscopias; ( pólipos, miomas), doenças do trato genital inferior (HPV), estética genital (laser, radiofrequência, peeling, ninfoplastia), uroginecologia (bexiga caída, prolapso genital, incontinência urinaria) e hormonal (implantes hormonais, chip de beleza, menstruação, pílulas, Diu).  Mais informações podem ser obtidas pelo canal no YouTube e também pelo Spotify.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.