This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Podcast para médicos ganha cada vez mais espaço

By 12 de julho de 2019 Mercado, Profissionais

Adesão de podcasts para atualização de profissionais e estudantes de medicina cresce no país

Com tantas responsabilidades e demandas que envolvem a Medicina, o tempo de profissionais e estudantes da área fica escasso até mesmo para se atualizarem. No entanto, uma ferramenta que vem se expandindo tem auxiliado para que isso não seja mais dificuldade: o podcast, conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming.

A grande vantagem dos podcasts é que ele pode ser ouvido em qualquer horário, no carro, de bicicleta ou durante uma prática esportiva, sendo necessário apenas o acesso à internet. Esse modelo vem se popularizando, como mostrou pesquisa Ibope divulgada em maio, realizada com 2.000 participantes, a qual apontou que 40% dos internautas no país já acompanharam ao menos um podcast.

O podcast é esperado como a próxima tendência na comunicação empresarial e tem conquistado cada vez mais espaço entre entidades médicas, universidades e professores, disseminando assim, informações específicas das mais variadas áreas de atuação.

Um exemplo de podcast no segmento médico é o PQU PodCast, que divulga informações, entrevistas e reflexões sobre temas de interesse da Psiquiatria, voltadas à médicos (psiquiatras e residentes de psiquiatria em especial) e estudantes de Medicina. O PQU PodCast, inclusive, foi listado entre os melhores podcasts na área médica, pelo blog especializado ProDoctor.

A iniciativa foi idealizada pelos especialistas em Psiquiatria Dr. Vinícius Guapo e Dr. Luiz Alberto Hetem, que em diferentes momentos e contextos, atuaram em programas de educação continuada e formação de psiquiatras. “Sou professor e eu e meu colega Luiz Alberto Hetem, de Ribeirão Preto, já participamos de muitos programas de Educação Continuadas em outros períodos de nossa carreira, mas sentíamos falta de ofertar algo mais fácil e mais focados nos residentes”, conta o psiquiatra Vinícius Guapo.

Inicialmente criado com o objetivo de auxiliar os residentes de Ribeirão Preto, uma vez que na universidade não é possível abordar temas mais práticos, do dia a dia do consultório, o PQU PodCast foi se expandindo. Os 80 episódios do programa já alcançaram a marca de 50 mil reproduções, mesmo sendo voltado à um público tão específico.  “Os próprios residentes de Ribeirão Preto começam a compartilhar os links e, inclusive alcançamos outros países. Nos surpreendemos com o resultado. Sem dúvida, é o melhor formato atualmente”, ressalta o Dr. Guapo.

Episódios

Os episódios do PQU Podcast são divididos em seis categorias: “As evidências sugerem”, “A entrevista psiquiátrica”, “A formação do psiquiatra”, “É questão de opinião”, “Clássicos comentados” e “Entrevistas com profissionais de renome em suas áreas de atuação”. O conteúdo tem foco em psiquiatras em formação, estudantes de Medicina, psiquiatras e médicos de família e comunidade, mas também pode ser útil para médicos em geral e profissionais da saúde que atuam em saúde mental. Para o público leigo não é indicado, em razão do caráter técnico.

Outro exemplo

Outra entidade médica que entrou para a era dos podcasts foi a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), com a segunda temporada do Handcast SBCM já em andamento para ir ao ar em breve.

O podcast da SBCM tem o formato de debates e entrevistas, que auxiliam seus associados na atualização profissional.

“Depois de diversos formatos e programas online como e-lerning, webinar, entre outros, voltamos a olhar o áudio como uma alternativa mais acessível, eficiente e barata para ofertar aulas e discussões médicas”, fala o presidente da SBCM, Marcelo Rosa de Rezende. “O investimento é menor e ofertamos uma receita que atende melhor a rotina frenética dos médicos, que têm acesso a episódios curtos, só em áudio, direto no seu celular, no seu horário disponível e de forma muito simples. Podemos aproveitar, por exemplo, o tempo do trânsito e da academia, de forma mais produtiva”, conclui.

Acesso

Os podcasts estão disponíveis em todos os celulares através dos agregadores de podcasts ou aplicativos. Em aparelhos celulares com iOS, basta baixar o app Podcast ou procurar pelo nome do programa no iTunes e assinar o feed para ser notificado quando um novo episódio for publicado. Já nos celulares Android ou Windows Phone, é só baixar o app Google Podcast, Castbox, Cast Classic e procurar na busca pelo podcast, acessar o conteúdo e assinar o feed ou pelo SoundCloud que está disponível em todos os sistemas operacionais.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply