This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

Podcast para médicos ganha cada vez mais espaço

By 12 de julho de 2019 Mercado, Profissionais

Adesão de podcasts para atualização de profissionais e estudantes de medicina cresce no país

Com tantas responsabilidades e demandas que envolvem a Medicina, o tempo de profissionais e estudantes da área fica escasso até mesmo para se atualizarem. No entanto, uma ferramenta que vem se expandindo tem auxiliado para que isso não seja mais dificuldade: o podcast, conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming.

A grande vantagem dos podcasts é que ele pode ser ouvido em qualquer horário, no carro, de bicicleta ou durante uma prática esportiva, sendo necessário apenas o acesso à internet. Esse modelo vem se popularizando, como mostrou pesquisa Ibope divulgada em maio, realizada com 2.000 participantes, a qual apontou que 40% dos internautas no país já acompanharam ao menos um podcast.

O podcast é esperado como a próxima tendência na comunicação empresarial e tem conquistado cada vez mais espaço entre entidades médicas, universidades e professores, disseminando assim, informações específicas das mais variadas áreas de atuação.

Um exemplo de podcast no segmento médico é o PQU PodCast, que divulga informações, entrevistas e reflexões sobre temas de interesse da Psiquiatria, voltadas à médicos (psiquiatras e residentes de psiquiatria em especial) e estudantes de Medicina. O PQU PodCast, inclusive, foi listado entre os melhores podcasts na área médica, pelo blog especializado ProDoctor.

A iniciativa foi idealizada pelos especialistas em Psiquiatria Dr. Vinícius Guapo e Dr. Luiz Alberto Hetem, que em diferentes momentos e contextos, atuaram em programas de educação continuada e formação de psiquiatras. “Sou professor e eu e meu colega Luiz Alberto Hetem, de Ribeirão Preto, já participamos de muitos programas de Educação Continuadas em outros períodos de nossa carreira, mas sentíamos falta de ofertar algo mais fácil e mais focados nos residentes”, conta o psiquiatra Vinícius Guapo.

Inicialmente criado com o objetivo de auxiliar os residentes de Ribeirão Preto, uma vez que na universidade não é possível abordar temas mais práticos, do dia a dia do consultório, o PQU PodCast foi se expandindo. Os 80 episódios do programa já alcançaram a marca de 50 mil reproduções, mesmo sendo voltado à um público tão específico.  “Os próprios residentes de Ribeirão Preto começam a compartilhar os links e, inclusive alcançamos outros países. Nos surpreendemos com o resultado. Sem dúvida, é o melhor formato atualmente”, ressalta o Dr. Guapo.

Episódios

Os episódios do PQU Podcast são divididos em seis categorias: “As evidências sugerem”, “A entrevista psiquiátrica”, “A formação do psiquiatra”, “É questão de opinião”, “Clássicos comentados” e “Entrevistas com profissionais de renome em suas áreas de atuação”. O conteúdo tem foco em psiquiatras em formação, estudantes de Medicina, psiquiatras e médicos de família e comunidade, mas também pode ser útil para médicos em geral e profissionais da saúde que atuam em saúde mental. Para o público leigo não é indicado, em razão do caráter técnico.

Outro exemplo

Outra entidade médica que entrou para a era dos podcasts foi a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), com a segunda temporada do Handcast SBCM já em andamento para ir ao ar em breve.

O podcast da SBCM tem o formato de debates e entrevistas, que auxiliam seus associados na atualização profissional.

“Depois de diversos formatos e programas online como e-lerning, webinar, entre outros, voltamos a olhar o áudio como uma alternativa mais acessível, eficiente e barata para ofertar aulas e discussões médicas”, fala o presidente da SBCM, Marcelo Rosa de Rezende. “O investimento é menor e ofertamos uma receita que atende melhor a rotina frenética dos médicos, que têm acesso a episódios curtos, só em áudio, direto no seu celular, no seu horário disponível e de forma muito simples. Podemos aproveitar, por exemplo, o tempo do trânsito e da academia, de forma mais produtiva”, conclui.

Acesso

Os podcasts estão disponíveis em todos os celulares através dos agregadores de podcasts ou aplicativos. Em aparelhos celulares com iOS, basta baixar o app Podcast ou procurar pelo nome do programa no iTunes e assinar o feed para ser notificado quando um novo episódio for publicado. Já nos celulares Android ou Windows Phone, é só baixar o app Google Podcast, Castbox, Cast Classic e procurar na busca pelo podcast, acessar o conteúdo e assinar o feed ou pelo SoundCloud que está disponível em todos os sistemas operacionais.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply