This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Pandemia forçou aceleração do processo de atualização dos profissionais de Enfermagem

By 7 de outubro de 2020 Profissionais

Na linha de frente do combate à Covid-19, enfermeiros e técnicos em enfermagem tiveram de se desdobrar para atender a demanda e ainda buscar atualização constante sobre essa e outras enfermidades; especialista da Universidade Cruzeiro do Sul falou sobre a importância do conhecimento científico na profissão e como profissionais enfrentaram período de “guerra”

Profissão essencial mesmo antes da pandemia de Covid-19, a Enfermagem é uma das áreas que lida de frente com a doença e que, por esse e outros motivos, forçou seus profissionais a se atualizarem em tempo recorde. Baseado nisto, a Universidade Cruzeiro do Sul — instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional — conversou com uma especialista e docente em Enfermagem para apurar sobre como foi atravessar esse período.

Manuseio de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), ventiladores mecânicos e outros equipamentos tiveram de ser compreendidos rapidamente por enfermeiros de todo País, já que os aparelhos são fundamentais para tratar o paciente com Covid-19.

Paralelo a isso, jornadas longas e por vezes muito cansativas sacrificaram momentos de lazer com a família e amigos dos enfermeiros. E como se não bastasse, a profissão ainda exige atualização e estudo constante pelo fato de tratamentos, medicamentos e outras metodologias de atendimento ao paciente serem desenvolvidas a todo o tempo.

“A enfermagem é uma área que necessita de um amplo conhecimento para desenvolver as atividades relacionadas ao cuidar, ao gerenciar e educar. A pandemia nos trouxe enormes desafios, pois foi preciso aprender a cuidar do desconhecido e ao mesmo tempo colocar em prática tudo o que se tinha de informação até então”, explica a Profª Me. Solange Spanghero Mascarenhas Chagas, docente do curso de Enfermagem da Universidade Cruzeiro do Sul.

Para a especialista e mestre na área, a pandemia mostrou a importância de repensar o futuro dos profissionais que atuam na área. A inclusão de novos meios de aprendizados, cursos e metodologias estão a todo vapor também por demanda pós-pandemia.

“Foi e é necessário para o enfermeiro profissional ou técnico de enfermagem aprender a lidar com o novo e colocar em prática as estratégias educativas de promoção de saúde e prevenção de agravos”, salienta a professora.

Ainda segundo ela, é importante para o profissional ter conhecimento científico, transmitir segurança à equipe, estar sempre atualizado com as novas diretrizes e atuar de forma objetiva e organizada no ambiente de trabalho.

Vale ressaltar que, na avaliação de Solange, o aperfeiçoamento da equipe pode ocorrer por meio do próprio enfermeiro do setor e/ou da educação continuada para garantir um atendimento de qualidade e com menos riscos ao paciente com maior taxa de sobrevida com qualidade.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.