This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

O que a Unimed Ceará faz para tornar o profissional mais feliz?

Darival de Olinda-UnimedCeará

A Unimed Ceará ficou em primeiro lugar entre as melhores empresas para trabalhar (GPTW) no segmento Planos de Saúde.

Prestigiar e valorizar o colaborador é a receita da Unimed Ceará para gerir melhor sua equipe e trazer mais resultados para a empresa. A fórmula tem sido certeira nos últimos anos, pois a cooperativa lidera o ranking das operadoras do Great Place to Work 2014, além de se destacar na lista das 50 melhores empresas na edição estadual do prêmio.

“Ao longo da nossa gestão, procuramos valorizar ao máximo nossa equipe e isso consiste em investir em educação”, afirma o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel de Olinda.

O investimento está presente nas bolsas de estudo de até 70% em cursos de idiomas, técnicos, graduação e pós-graduação. Tal ação mostra que o retorno positivo para instituição é evidente: quase 50% possuem pós-graduação, entre eles quatro colaboradores com mestrado e um com doutorado. Além disso, a cooperativa oferece coaching e programa de desenvolvimento profissional que o funcionário quiser.

Estes investimentos e incentivos refletem positivamente na percepção dos trabalhadores, pois o quesito “Desenvolvimento Profissional” da pesquisa do GPTW é o mais valorizado para 45% dos colaboradores da Unimed Ceará.
Outro exemplo enfatizado por Olinda como relevante na estratégia de prestigiar os profissionais, é a divisão dos lucros da cooperativa, no qual o funcionário pode receber 14º salário e até o 15°, de acordo com os resultados da companhia.

INTEGRAÇÃO
Qualidade de vida é o segundo item mais valorizado para 35% dos colaboradores da cooperativa. Não é à toa, pois segundo o executivo, na sede da companhia tem até uma piscina para os funcionários se exercitarem após o expediente.

Fora as outras atividades que proporcionam o bem-estar físico como academia e corrida em grupo, Olinda explica que o quesito também engloba o clima acolhedor e “família” da cooperativa.

“A longevidade e a qualidade de vida passam por trabalho, lazer, família e todas as pessoas de sua convivência”, conta. “Hoje, eles [os colaboradores] estão seguros, e caso sua saúde e qualidade de vida sejam interrompidas, ele terá nosso apoio”, assegura.

ESTRATÉGIA CERTEIRA
Há 14 anos à frente da Unimed Ceará, Olinda conta que o foco na melhoria e aprimoramento das equipes começou há cerca de 12 anos, quando ações e práticas na área de gestão de pessoas foram colocadas no planejamento estratégico da empresa.

“Entendemos que só poderíamos realizar nossos projetos se tivéssemos equipes integradas ao pensamento da Unimed Ceará. Além de melhorar o processo de recrutamento e seleção, melhoramos nosso corpo interno e, com certeza, essa foi uma medida extremamente correta”, relembra.

Hoje, a cooperativa colhe os frutos das práticas, o que segundo o executivo é fundamental para acompanhar o ritmo de mudanças e expansão da companhia, que além de atuar como operadora é uma federação que reúne outras unimeds do estado.

Devido à classificação, a cooperativa auxilia tecnicamente às filiadas e contribuí com investimentos na rede de prestação de serviço. Nos últimos anos, o número de filiadas reduziu de nove para sete, o que de acordo com Olinda é fruto de um modelo de vitorioso de gestão e de uma equipe bem preparada.

*Para ler a revista Saúde Business na íntegra, CLIQUE AQUI

Maria Carolina Buriti

About Maria Carolina Buriti

Há quase cinco anos atuando como jornalista no setor de saúde, minha principal missão é levar informações que ajudem a desenvolver o setor, explorando novas histórias e diferentes pontos de vista, entendendo o quão complexo é a interação dessa cadeia. Atuo como editora chefe da Live Healthcare Media, braço de mídia de saúde da IT Mídia. Responsável pelo conteúdo da Revista Saúde Business e pelo site Saúde Business. Anteriormente fui repórter da revista FH e Saúde Business, Financial Report e portal Financial Web também na IT Mídia. Passei pelas editorias de economia e negócios e finanças. Também atuei como assessora de imprensa na área de ti e telecom.

Leave a Reply