This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

O papel do auditor no controle de qualidade em saúde

By 12 de agosto de 2020 Profissionais

O auditor em saúde possui uma função primordial no acompanhamento da qualidade no setor. A auditoria é um instrumento de gerenciamento e fiscalização extremamente apropriado para as necessidades da gestão de informação. Ela poderá auxiliar por exemplo, ao gestor identificar erros, favorecendo com que o estabelecimento de saúde possa traçar ou fixar metas levando sempre em conta a qualidade do atendimento.

Sua utilização na gestão torna uma administração eficiente, consequentemente melhorando as necessidades e expectativas dos atores envolvidos na saúde. A qualidade no setor é uma indispensabilidade no que se refere a adoção do sistema de gestão. Sem mencionar que envolve até questões jurídicas e econômicas, que ainda poderão ser garantidos os níveis preconizados pelas organizações de saúde no que tange a segurança na prestação de serviços.

A auditoria no setor saúde é desenvolvida por meio de normas técnicas aliadas a normas administrativas, regras para utilização e prestação de serviços, tabelas de honorários e procedimentos, protocolos baseados em evidencias cientificas que norteiam as boas práticas dos profissionais que prestam a assistência em saúde.

Assim, a auditoria visa vários pontos, sendo o de destaque aqui mencionado, o controle ou monitoramento da qualidade dos serviços oferecidos pelo estabelecimento de saúde. Cabe destacar que aliada a qualidade, ainda favorece a educação dos profissionais, pois auxilia a realização de um atendimento baseado no custo compatível com os recursos financeiros do estabelecimento.

A auditoria operacional, possui o enfoque para este objetivo, pois é realizada pela observação direta dos fatos ocorridos/executados durante e também após os procedimentos. Neste caso, o auditor possui contato direto com os profissionais da assistência, faz o acompanhamento do prontuário do cliente durante o período de internamento e auxilia na liberação de medicamentos e materiais, concomitantemente verificando a qualidade da assistência prestada.

Dessa forma é nítida a inevitabilidade da auditoria para monitorar a qualidade dos serviços de saúde, ainda também propiciando a segurança do paciente no período em que estiver hospitalizado.

Sobre o autor

Cristiano Caveião é enfermeiro, doutor em Enfermagem, especialista em Gestão e Auditoria em Saúde e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Auditoria em Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.