This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Especialistas do Hospital São Camilo falam sobre a importância da espiritualidade no enfrentamento do câncer

By 9 de setembro de 2019 Profissionais
[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Debate aconteceu durante o 6º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer realizado de 3 a 5 de setembro em São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo marcou presença no 6º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer, que aconteceu em São Paulo entre os dias 3 e 5 de setembro. A Instituição, que é referência em oncologia com o Centro de Transplantes de Medula Óssea, participou do evento no dia 4, promovendo um debate sobre como a espiritualidade pode melhorar a experiência do paciente em tratamento do câncer, a uma plateia de cerca de 500 pessoas.

O debate foi mediado pela Diretora de Práticas Assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dra. Lucia Eid, e contou com a presença do Pe. Mateus Locatelli, Secretário Provincial da Província Camiliana Brasileira; Isabella Trindade, atuante em mentorias individuais, terapias sonoras e meditações musicais e Dr. Iran Gonçalves Jr., especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e responsável pela Unidade Coronária e do Pronto-Socorro de Cardiologia do Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina.

Dr. Gonçalves inicia a conversa trazendo dados de pesquisas realizadas em todo o mundo, que apontam a espiritualidade como um componente importante para o sucesso de um tratamento. “Estudos revelam que uma pessoa espiritualizada, ou inserida em um meio que estimula a espiritualidade, tende a tolerar melhor os desafios do tratamento, aumentando suas chances de cura”, comenta.

Isabella Trindade, que tem feito um trabalho terapêutico junto aos pacientes da Oncopediatria do Hospital São Camilo, reforça a fala do médico ao contar sua trajetória de espiritualidade desde a descoberta de um tumor na laringe. “Nós temos a cura dentro de nós, e a espiritualidade é a ferramenta que nos permite acessá-la quando uma doença se manifesta”, diz.

Os especialistas defendem a busca pela espiritualidade como forma de vivenciar a experiência de uma enfermidade de maneira mais otimista. “Quando a doença acontece, podemos usá-la como um gatilho para uma investigação maior sobre nossa própria existência, e esse exercício profundo de autoconhecimento é o que nos dá forças para lidar com o problema”, ressalta Isabella.

Dra. Lucia completa que a doença deve ser vista como um caminho ou oportunidade para a busca do sentido da vida. “Também, entendemos que os profissionais de saúde devem se importar com o bem-estar do paciente, e não somente com o diagnóstico”, lembra. Nesse sentido, Pe. Locatelli faz também uma reflexão sobre o significado da espiritualidade na vida das pessoas que cuidam dos enfermos, a exemplo de São Camilo de Léllis, padroeiro dos doentes, hospitais e profissionais da saúde.

Segundo ele, a espiritualidade é um conjunto de valores que ditam nosso comportamento e nossa conduta. E no atendimento à saúde, “é necessário ter a técnica, mas o sentimento e a aproximação são os fatores que realmente fazem a diferença para os pacientes que enfrentam uma doença”, explica.

Por compreender a necessidade de aprofundar essa relação entre as evidências espirituais e a saúde física, o padre relembra o lema de São Camilo: “Mais coração nas mãos”. “Seguindo este exemplo, procuramos resgatar os valores do cuidado com amor dentro da Instituição”, finaliza.

Organizado pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), o Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer é considerado o maior evento de Oncologia do Brasil, reunindo aproximadamente 3.500 líderes do segmento – entre gestores, médicos, profissionais da saúde, sociedades científicas, terceiro setor, ativistas, advogados e jornalistas atuantes na Oncologia – que se dedicam a iniciativas para a melhoria da prevenção, cuidado e acesso a tratamentos da patologia.

TMO no Hospital São Camilo

Os Centros de Transplante de Medula Óssea (TMO) da Rede de Hospitais São Camilo estão localizados nas Unidades Pompeia e Santana. Sendo, o da Unidade Pompeia, um dos 29 centros de referência no país autorizados pelo Ministério da Saúde a realizar todos os tipos de transplantes de medula óssea, incluindo os alogênicos não aparentados (quando o doador não é familiar), o que multiplica as chances de se localizar um doador. Sua condição de referência pode ser traduzida em números. O Centro de TMO da Unidade Pompeia realizou, em quatro anos, cerca de 500 transplantes de medula óssea. Em outubro de 2016, a Rede de Hospitais São Camilo, implantou o Centro de Transplante de Medula Óssea na Unidade Santana, o primeiro da Zona Norte de São Paulo. O Centro conta com um ambiente exclusivo para o atendimento aos pacientes que necessitam de cuidados de alta complexidade e está apto a realizar transplantes autólogos de medula óssea.

Rede de Hospitais São Camilo

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por quatro hospitais modernos em São Paulo. Três ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Por sua vez, a Unidade Granja Viana é uma instituição Camiliana dedicada à assistência e saúde com atenção especial aos pacientes em cuidados continuados em reabilitação, crônicos ou paliativos. Suas instalações serão ampliadas brevemente com o objetivo de atender de forma abrangente a comunidade da região. O projeto prevê a construção de um complexo hospitalar com atendimentos de urgência, emergência, centro médico e diagnóstico para diversas especialidades. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são os principais pilares de atuação. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 6,8 mil médicos qualificados. As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor e a Acreditação Internacional Canadense. A Rede de Hospitais São Camilo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply