This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Empresa viabiliza oportunidades para profissionais da saúde atuarem nos EUA

By 19 de outubro de 2020 Profissionais

Com a oportunidade aberta pelo governo dos Estados Unidos, que liberou 40 mil green cards para médicos e enfermeiros, escritório espera uma alta significativa de procura por vistos permanentes de brasileiros

Com sede em Miami, na Flórida, a We Can Move assessora brasileiros com formação na área da saúde, que desejam atuar e morar nos Estados Unidos. Trabalhar no país americano está mais acessível com o projeto de lei do governo para 40 mil green cards adicionais destinados exclusivamente aos médicos e enfermeiros. Pré-requisitos, documentos necessários e toda dinâmica que envolve essa mudança, a empresa providencia com um menor tempo de espera no processo de aprovação – em função das solicitações extras – para, assim, agilizar a conquista da permanência no país.

A pandemia agravou o quadro crítico de escassez de médicos e enfermeiros qualificados nos EUA para uma situação emergencial. Com isso, o país está flexibilizando a entrada de profissionais da saúde imigrantes para atuarem na pandemia do novo coronavírus. Diante deste cenário, surge a oportunidade para quem se enquadra nesse perfil para trabalhar e viver no continente norte-americano.

Visto voltado a profissionais da saúde

A We Can Move é uma empresa especializada, formada por brasileiros residentes no Brasil e nos EUA, que atua com exclusividade para o segmento da saúde. Trabalha com objetivo de viabilizar o visto EB-2 National Interest Waiver (NIW) para médicos e enfermeiros, além de dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas que desejam obter residência no país. Com profissionais da área que já passaram por essa trajetória, a companhia oferece uma assessoria individual para quem não tem tempo, e auxilia na validação do diploma, no preenchimento dos formulários, assim como na aplicação da imigração.

A modalidade EB-2 NIW é um visto de residência permanente, conhecido também como Green Card. O Governo dos Estados Unidos autoriza esse visto para estrangeiros que querem morar no país, sem convite de trabalho, apenas pelo mérito de suas habilidades profissionais. Para requerer, o candidato deve preencher critérios como: pós-graduação, experiência relevante na área ou habilidades excepcionais, além de outros requisitos desse minucioso processo.

Essa modalidade pode ser requerida igualmente para médicos que já trabalham em solo americano com o visto J, destinado a pessoas que exercem uma função pré-combinada, treinamento ou pesquisa no âmbito de um programa aprovado oficialmente e patrocinado por uma instituição de ensino ou outra instituição sem fins lucrativos. Ao receber o green card, o profissional adquire a liberdade de entrada nos EUA, mesmo quando não deseja morar no país.

A psiquiatra Valentina Metsavacarath, médica brasileira residente em Miami, relata que o método de seleção para residência hospitalar no país é o mesmo aplicado para os americanos, embora eles façam durante a formação em medicina. Ela revela também que o incentivo à pesquisa e à valorização da profissão, equilibrada à qualidade de vida, foram fatores importantes para sua mudança aos EUA.

Médicos e demais profissionais da saúde com perfil empreendedor também podem requisitar o visto de permanência com o intuito de montar um consultório para atender seus pacientes. Existem extensões de carreira para essas áreas e oportunidades em todos os estados do solo americano.

Duração do processo

Todo o procedimento, até a aprovação ou indeferimento, pode durar quase dois anos. Dada a experiência, a assessoria da WCM garante mais assertividade e menor risco de reprovação. Segundo a diretora comercial da We Can Move, Vanessa Webber, é possível fazer todo o trâmite ainda estando no Brasil. Isso inclui a validação do diploma, o green card, o envio da documentação necessária e a realização dos testes, que são online. Somente a prova deve ser feita nos EUA.

Um fator diferencial da assessoria pela WCM, além de trabalhar com exclusividade para a área da saúde, é o projeto de custo de vida e de toda a estrutura familiar. Para o profissional que deseja se mudar com os filhos, a empresa presta todo suporte na escolha da instituição de ensino e a localização ideal para estabelecer moradia, proporcionando segurança e bem-estar nessa transição.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.