This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Profissionais de saúde terão aulas sobre atenção primária ao paciente com hipertensão e diabetes em tempos de pandemia

By 29 de abril de 2020 Educação

Ação é resultado da parceria entre SBC e Conasems

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) realiza no próximo dia 5 de maio, às 10h30, no formato de webinar, a primeira aula do projeto Cuidando do Coração, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O tema será “Atenção primária ao paciente com hipertensão e diabetes em tempos de pandemia”.

O objetivo do projeto é promover a educação médica continuada na qualificação das equipes de saúde dedicadas à atenção primária de municípios brasileiros nos assuntos relativos à prevenção das doenças cardiovasculares, por meio de abordagem multiprofissional e utilização de plataforma digital de ensino a distância.

“As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% das mortes todos os anos no Brasil, e no momento que vivemos de aumento no número de casos de Covid-19, que portadores de comorbidades associadas a essas enfermidades podem ter mortalidade de três a quatro vezes maior que outros pacientes, e que os afetados com hipertensão arterial têm o risco de morte aumentado em 7,5%, ações voltadas à atenção primária provocam impactos positivos à prevenção de doenças cardiovasculares e também em relação ao manejo de pacientes crônicos”, explica o presidente da SBC, Marcelo Queiroga.

O conteúdo da videoconferência foi estruturado e produzido pela SBC, com validação prévia do Conasems, e será transmitido ao vivo online pela Sociedade, com possibilidade de interação com o público e acesso posterior ao material veiculado.

Participarão deste primeiro webinar, além de Queiroga, José Francisco Kerr Saraiva, cardiologista, professor da PUC-Campinas e diretor de Promoção de Saúde da SBC; Andréa Brandão, professora da UERJ e diretora da SBC; e Karla Melo, endocrinologista e diretora de Atenção Básica da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A SBC solicitou ao Conasems a disponibilização das equipes de saúde para assistir à videoaula, que será transmitida pelo site.

O projeto Cuidando do Coração tem abrangência nacional, vigência de três anos e vai levar os temas mais importantes sobre doenças crônicas não transmissíveis aos profissionais de 45 mil equipes de saúde da família, de 40 mil unidades básicas de saúde (UBS), distribuídas pelos 5.570 municípios brasileiros

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.