This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

HCor prepara Força Nacional do SAMU/SUS para situação de crise

By 8 de dezembro de 2014 Educação

Equipes de saúde devem estar preparadas para atender vítimas de acidentes com produtos químicos, radioativos e biológicos, bem como em situações de crise em grandes eventos públicos. Para isso o HCor (Hospital do Coração) promove entre os dias 8 a 11 de dezembro um curso internacional com a presença do doutor Frank Walter, professor do departamento de Emergência e Toxicologia da Universidade do Arizona.

O treinamento é voltado para a Força Nacional do SAMU/SUS e intitulado “Atendimento Avançado a Eventos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Agentes Nucleares”. O objetivo é treinar 140 profissionais para que eles saibam como agir em situações de crise de grandes proporções. 

LEIA MAIS
CFM publica norma de procedimentos para o Samu

O HCor é a única instituição da América Latina credenciada como Centro do curso AHLS (Advanced Hazmat Life Support) pela Universidade do Arizona, e portanto, habilitada como centro internacional para replicação do respectivo programa. De acordo com Hélio Penna, gerente de Gestão do Conhecimento do Centro de Ensino, Treinamentos e Simulação (CETES) do HCor, o curso tem grande relevância considerando o fato de seu programa e tutores serem consultores e coordenadores, junto ao Governo norte-americano, para ações de prevenção e controle de acidentes e ações que envolvem HAZMAT (Hazard Materials).

Realizado em São Paulo no auditório do Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, Alameda Santos, o curso ensinará médicos e enfermeiros, entre outros profissionais de saúde do SUS a identificar e gerir as ações de controle às situações de crise bem como administrar antídotos específicos, antibióticos e vacinas.

Os participantes também aprenderão tratamentos para envenenamento; cuidados com vítimas de queimaduras provocadas por diversos tipos de produtos; reconhecer as principais substâncias nucleares; descrever sinais e sintomas característicos de agentes tóxicos, biológicos e químicos utilizados em bioterrorismo, entre outros temas.

Serviço
Curso: Curso de Atendimento Avançado a Eventos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Agentes Nucleares.
Local: Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, Alameda Santos, n.º 85.
Data: de 08 a 11 de dezembro de 2014.
Horário: 8 às 17h
Público alvo: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e demais profissionais de saúde do SUS.
Temas abordados: Princípios Gerais do AHLS; Inalações tóxicas; Envenenamento por pesticida; Queimaduras Químicas: preenche os requisitos de formação para US Health Resources Services Administration (HRSA) e Bioterrorism Hospital Preparedness Programs (BHPP) para o cuidado de queimaduras de vítimas de ataques terroristas; Cenários e estudos de casos; Corrosivos, Hidrocarbonetos e Halogenados; Diversos Agentes Tóxicos; Terrorismo tóxico

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply