This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Faculdade Unimed é parceira no Projeto Conhecer para Cooperar

By 9 de outubro de 2017 Educação

O Projeto “Conhecer para Cooperar – Governança, Estratégia e Gestão de Cooperativas de Saúde – conceitos essenciais e desafios”, idealizado pelo Sistema OCB, conta com a parceria da Faculdade Unimed – que é a Instituição de Ensino Superior do Sistema Unimed, maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil – para a disseminação do conhecimento sobre o modelo cooperativo de saúde.

O programa visa promover a “educação cooperativista” de grupos estratégicos da sociedade, em especial representantes do Poder Executivo, muitos dos quais atuam como formuladores de políticas públicas e regulações do sistema de saúde brasileiro.  Fazem parte da turma representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina e também de Odontologia, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, do Conselho Nacional de Justiça, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e da Ordem dos Advogados do Brasil. A Faculdade será responsável pela metodologia de ensino e desenvolvimento do curso, cuja parte teórica é dividida em quatro módulos, tem duração de 24 horas de aulas presenciais, acontecerá em Brasília (DF), nos dias 7 e 8 de dezembro.

O objetivo é promover, ao longo do curso, um nivelamento teórico, a fim de intensificar a compreensão do modelo de negócio cooperativista, sua relevância econômica e seu impacto social.  Haverá também uma etapa prática, momento em que os participantes terão a oportunidade de realizar contatos diretos com cooperativas de saúde, incluindo visitas a cooperativas Unimed de diversos estados da Federação, como Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná e Santa Catarina. As visitas acontecerão em 2018.

Ary Célio de Oliveira, Executivo de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed, pontua que o setor de saúde brasileiro, não só as cooperativas que nele atuam, enfrenta grandes desafios para garantir sua sustentabilidade econômico-financeira e sua capacidade assistencial. “O cooperativismo de saúde tem buscado atacar todos os pontos nevrálgicos do setor da saúde suplementar. Nesse contexto, é fundamental que avancemos nos marcos regulatórios do setor, considerando as especificidades e potencialidades das cooperativas de saúde brasileiras”, explica.

Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB, destaca a importância do projeto Conhecer para Cooperar e da disseminação do conhecimento sobre o modelo cooperativo de saúde. “Apresentar de maneira detalhada o universo cooperativista de saúde, em especial junto aos formuladores de políticas públicas e regulatórias, fortalece o empreendimento cooperativo, o seu âmbito de atuação e dá robustez para o enfrentamento dos desafios atuais e vindouros”, finaliza.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply