This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Eureka 2020 da Mauá apresenta propostas para a Saúde

Projetos vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU; apresentação será de 06 a 08 de novembro, de forma on-line e gratuita

A Eureka, tradicional evento do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), chega a sua 26.ª edição, totalmente on-line, de 06 a 08 de novembro. Os projetos deste ano foram idealizados, na sua maioria, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, propostos pela ONU), e serão apresentados, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners pelos formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design.

Entre os destaques estão propostas que buscam oferecer soluções e projetos inovadores em diversa áreas, como a da Saúde, por exemplo.

Abaixo, alguns dos projetos de destaque.

*Cadeira motorizada – Todo terreno 

Vantagens:  A cadeira oferece total liberdade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Com o seu sistema de tração por esteiras e suspensão independente, possui capacidade de trafegar em terrenos irregulares de grama, terra, areia, lama, com valetas e buracos, subir escadas e obstáculos.

Demonstração:  Sim, há possibilidade. Vale lembrar que foram realizados alguns testes iniciais de rodagem, onde o funcionamento foi comprovado.

*Robô de telepresença aplicado ao sistema de Saúde

Vantagens: Trata-se de uma ferramenta a mais para auxiliar profissionais da Saúde a se protegerem de possíveis riscos de contágio durante o tratamento de pacientes em ambientes hospitalares que precisam de isolamento. Além disso, o projeto proporciona a possibilidade de se fazerem teleconferências entre pacientes e seus familiares.

Demonstração: Sim, é possível.

*Canudo ecológico: detecta substâncias químicas utilizadas em alteração de bebidas

Vantagens: A proposta do canudo é evitar que uma pessoa seja dopada em alguma situação em que ela se sinta desconfortável e desconfiada. Além disso, o objetivo secundário é substituir os canudos de plástico por um de material sustentável.

Demonstração: Sim. Vale lembrar que foram realizados testes laboratoriais e houve a detecção de drogas nas bebidas, portanto o canudo ecológico apresentou resultado positivo para o seu propósito. O projeto foi inspirado num trabalho  realizado  nos EUA chamado undercover colors, por um grupo de mulheres, que  desenvolveu um esmalte que detecta drogas em bebidas.

*Pulseira inteligente  MONQUE: – Monitoramento de quedas

Vantagens: O índice de queda dos idosos é muito grande. Por isso a pulseira inteligente consegue enviar dados e informações para uma central, notificando qualquer movimento estranho ou brusco do usuário, garantindo o socorro mais rápido.

Demonstração: Há possibilidade de demonstração. Vale ressaltar que os testes realizados até o momento responderam de maneira satisfatória, e o valor da pulseira deve ser acessível a todas as classes sociais.

* Processamento de imagens aplicado em ultrassonografia vascular com Doppler

Vantagens: Projeto aplicado à Medicina, mais especificamente no exame de ultrassonografia com Doppler colorido para quantificação do percentual de oclusão das artérias carótidas (estenoses carotídeas que, se não tratadas, podem causar um AVC). Consiste no desenvolvimento de um software capaz de auxiliar o examinador durante ou após o exame, utilizando recursos de processamento de imagens que auxiliam a prevenção de falhas nos diagnósticos, tornando o exame menos exposto aos erros humanos.

Demonstração:  As funcionalidades do software podem ser demonstradas. Os resultados preliminares evidenciaram que o software possui potencial para contribuir efetivamente para a melhoria dos procedimentos de exame. A inspiração do projeto partiu de um grupo de médicos, que buscavam a solução para um problema recorrente em seu meio profissional.

*Estudo de Micro-organismos probióticos para o desenvolvimento de creme hidratante facial com ação antioxidante

Vantagens: O  projeto tem como base o estudo literário de micro-organismos probióticos e sua implementação em uma formulação cosmética de creme hidratante facial, avaliando o seu potencial antioxidante por meio de análises físico-químicas.

Demonstração: Sim, há a possibilidade de apresentação do creme e dos testes já realizados. O produto é indicado para adultos de ambos os sexos que estejam procurando um creme que confira efeitos calmantes, hidratantes e antioxidantes à pele.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.