This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Dasa, Museu Nacional e PUC-Rio promovem o 1° Seminário de Tecnologias Tridimensionais Aplicadas à Pesquisa Científica

By 4 de dezembro de 2019 Educação

Evento abordará a reconstrução de peças do Museu Nacional que foram destruídas em incêndio e digitalizadas por meio de tomografias realizadas na CDPI

Neste sábado, 7|12, médicos da Dasa, paleontólogos, arqueólogos, pesquisadores e designers participarão do 1° Seminário de Tecnologias Tridimensionais Aplicadas à Pesquisa Científica, no auditório do Alta Botafogo. O evento aborda um inusitado encontro entre o passado, a tecnologia, a saúde e a cultura, que trouxe esperança a todos que valorizam a história. Imagens digitalizadas em 3D, realizadas na CDPI, que integra a Dasa, foram utilizadas para a reconstrução virtual e física de peças do Museu Nacional, destruídas no incêndio de 2018.

Romeu Domingues, presidente do Conselho da Dasa, conta que a CDPI realizou mais de 300 tomografias, como por exemplo do crânio Luzia, fósseis de dinossauros, gatos mumificados e múmias egípcias. “No início, o intuito era apenas gerar imagens digitalizadas para arquivo, sem imaginar que um dia todo esse trabalho iria contribuir para salvar parte da nossa história”, acrescenta.

O médico ginecologista, obstetra e especialista em medicina fetal da Dasa, Heron Werner, destaca que além do processo de digitalização e reconstrução do acervo do Museu, no Seminário, também será possível ver algumas destas peças que renasceram das cinzas.

“Com a tecnologia, foi possível reproduzir cópias idênticas às peças que foram destruídas no incêndio e, como consequência, as próximas gerações poderão conhecer e vivenciar importantes momentos da nossa história. Algumas destas obras impressas em 3D, como por exemplo, caixão em tamanho real, crânios de múmias e esqueleto de múmia de gato, estarão expostas no Seminário para que os convidados possam viver esta experiência”, ressalta Heron.

Sobre o Museu

No dia 2 de setembro de 2018, um triste acontecimento comoveu pessoas de todo o mundo – o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A instituição científica mais antiga do País, que reunia uma das mais importantes coleções da América Latina, foi destruída pelas chamas naquela que foi considerada a maior tragédia museológica do Brasil. O incêndio aconteceu justamente no ano em que o Museu comemorava 200 anos de existência.

Sobre a CDPI

A CDPI é referência em diagnóstico por imagem no estado do Rio de Janeiro há mais de 20 anos. Com corpo clínico altamente especializado e equipamentos de última geração, oferece portfólio completo de exames de imagens, que incluem ressonância magnética, tomografia computadorizada, PET-CT, densitometria óssea, biópsias, mamografia, ultrassons entre outros. A CDPI – que integra a Dasa, líder na América Latina em medicina diagnóstica, investe constantemente no desenvolvimento de inovações que garantem a qualidade de atendimento e a comodidade na realização de exames de imagens. Para atender às gestantes, a CDPI disponibiliza o Ninar, programa de relacionamento digital com comunicação de cuidados personalizados de acordo com a semana gestacional. O conforto aos pacientes está presente por meio do serviço de agendamento online de exames, além da CDPI Mulher, com atendimento direcionado ao público feminino; CDPI Criança, com equipe médica totalmente treinada para o paciente infantil com médicos formados no Brasil e no exterior, e CDPI Cardio, com especialistas da mais alta qualidade e capacidade para a realização de exames cardiológicos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply