This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Bolsas de estudo a profissionais do SUS em cuidados paliativos

By 27 de junho de 2017 Educação

A cada ano, a expertise do Hospital Sírio-Libanês na área de Cuidados Paliativos tem sido levada a um número maior de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, com doações voluntárias revertidas em bolsas de estudo, três duplas de diferentes instituições – cada uma composta por um médico e um outro profissional da saúde – estão fazendo cursos de especialização e aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos oferecidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).

A área de Cuidados Paliativos é uma das que mais crescem dentro da medicina, no Brasil e no mundo. Dentre os seus fundamentos estão a comunicação e o cuidado, com atitudes baseadas no respeito à vida humana e na solidariedade, de forma a favorecer a autonomia dos pacientes que enfrentam doenças graves.

Conforme explica o Prof. Dr. Daniel Neves Forte, da coordenação do Programa de Cuidados Paliativos do IEP/HSL, diferente do que a maioria das pessoas pensa, a especialidade não tem a função de assistir aos pacientes em estado terminal. “Ao contrário, trata-se do desenvolvimento de conhecimentos e competências para que os profissionais da saúde cuidem do sofrimento com base na comunicação, na identificação de sintomas, no suporte à família. Ou seja, na humanização do cuidado”, ressalta.

As doações revertidas em bolsas de estudo, segundo o Dr. Daniel, dão aos profissionais da rede pública de saúde a oportunidade de adquirirem os conhecimentos necessários para este tipo de atendimento. “Temos expectativas de que as doações continuem crescendo para que, a cada ano, o número de bolsistas seja maior. O Hospital Sírio-Libanês entende que isso faz parte da sua missão como instituição.”

Para concorrer às bolsas, que correspondem a 80% do valor dos cursos, é necessário que os profissionais da saúde comprovem experiência em Cuidados Paliativos, tenham qualificação em suas áreas de atuação e apresentem projetos com alto potencial de impacto e de multiplicação nas instituições às quais pertencem.

Para as turmas de 2017 dos cursos de especialização e aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos, concorreram 22 projetos. Três foram selecionados – cada um com a participação de um médico e um profissional não-médico. As duplas são originárias do Hospital dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FEHMIG), de Belo Horizonte, e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo.

“É muito bom ajudar na qualificação de profissionais que irão multiplicar o conhecimento. Educação é ferramenta de transformação para a humanização da saúde com qualidade”, afirma o coordenador.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply