This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Bioética, Direito e Medicina: um livro para instigar o pensamento crítico sobre as transformações que vivemos

By 13 de fevereiro de 2020 Educação

O livro “Bioética, Direito e Medicina” discorre sobre pertinentes mudanças científicas, da segunda metade do século 20 para os dias atuais, que produziram e, ainda, instigam muitas discussões éticas e transformações de comportamentos sociais. Esta obra é de autoria do Prof. Claudio Cohen e do Prof. Reinaldo Ayer de Oliveira, ambos do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), lançada em dezembro de 2019, pela Editora Manole.

O livro é organizado em quatro partes: Introdução a Bioética; Bioética e a vida humana em seu começo; Bioética do cotidiano; e Bioética e saúde. Além disto, a bioética é apresentada de uma perspectiva íntegra, ampla, transdisciplinar e universal, em 19 títulos e 69 capítulos, escrito com a colaboração de especialista, a partir da pluralidade de conhecimentos e experiências. “De certa forma, a seleção dos temas representa o pensamento da FMUSP com relação à ética médica e bioética nos cursos oferecidos pela Disciplina de Bioética na graduação, pós-graduação e especialização”, declarou o Prof. Reinaldo Ayer de Oliveira.
O Prof. Claudio Choen atua há anos na área, e para ele foi uma satisfação perceber que existe um número maior de pessoas trabalhando com o tema. “Quando o Prof. Marco Segre e eu começamos a pesquisar bioética, as pessoas criticavam muito, mas isso mostra que desde o começo a gente acreditou e valeu a pena poder ver o resultado: o pensar ético se espalhar e o tamanho do livro, um livro de peso”, declarou o Prof. Choen.
Em Bioética, Direito e Medicina, a interseção entre essas áreas leva a importantes reflexões, com base nas revoluções científicas, em questionamentos éticos e morais das relações, implicações jurídicas e alterações de comportamentos, que geram conhecimentos multidisciplinares sobre a vida e até onde pode chegar a humanidade. O livro levou quatro anos para ser elaborado e tem como público-alvo estudantes e profissionais das áreas relacionadas. Para o Prof. Reinaldo de Oliveira é uma “sensação de dever cumprido com o papel social da FMUSP em divulgar conhecimentos e experiências para fora do ambiente acadêmico”.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.