INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Atualização médica: uma exigência da medicina de qualidade

By 11 de abril de 2019 Educação

A gestão das organizações que atuam na área da saúde enfrenta o grande desafio de buscar o desejado equilíbrio entre a melhor experiência do paciente/indivíduo na assistência, a melhor medicina e o menor impacto econômico. A partir do modelo que estabeleceu estes três pilares, estudiosos da área defendem uma quarta dimensão – o Quadruple Aim – que leva em conta a importância de médicos e das equipes multidisciplinares na transformação da qualidade do setor. Essa quarta dimensão está intrinsecamente relacionada a outra fundamental necessidade da área médica: a atualização profissional com intuito de ampliar conhecimentos e a consequente melhoraria da prestação de cuidados em saúde.

Mais do que garantir o engajamento da força de trabalho, o que se traduz em conseguir que os profissionais da área da saúde enxerguem alegria e significado no seu trabalho, ou seja, sentimento de sucesso, de realização e de conseguir ver importância do seu desempenho diário, entre os diversos fatores que contribuem para a eficácia desta quarta dimensão, está o treinamento, a capacitação. Nesta lógica, enquanto as organizações de saúde devem estar atentas ao que precisa ser oferecido ao corpo clínico para atingir esta meta, ao profissional cabe estar pronto para enfrentar as novas exigências da moderna medicina.

Se hoje é verdade absoluta que a atualização profissional é requisito básico para alcançar o sucesso em qualquer carreira, na Medicina o profissional tem na continuidade dos estudos uma necessidade e uma oportunidade de se diferenciar dos demais, seja qual for sua especialidade. O impacto é diretamente na prática clínica. Um médico atualizado terá a capacidade para atender seus pacientes de uma forma muito mais eficaz. A questão, porém, levantada pelos próprios profissionais médicos, é de como voltar a encarar os estudos numa profissão que por si só enseja em uma rotina desgastante, entre consultório, hospital, plantões…

Neste aspecto, a resposta para os profissionais médicos está em aproveitar com qualidade o (curto) tempo disponível. No mercado em expansão de tecnologia aplicada ao ensino à distância, os cursos online se firmam como um meio eficiente e capaz de suprir esta demanda crescente. É o caso, por exemplo, do curso Revisamed-Revisional de Medicina voltado à preparação para a residência e para a atualização médica.  “Compreendemos que o grande desafio neste cenário é conseguir oferecer atualização para um profissional que quase nunca para. Neste sentido, o Revisamed traz uma proposta de atualização compacta, estruturada de maneira tal que o médico pode aproveitar até pequenos intervalos, como o tempo parado no trânsito, para manter-se atualizado”, explica um dos coordenadores do curso, o médico pneumologista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Júlio Abreu.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply