This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Afya abre sua plataforma de estudo para alunos do internato de Medicina de todo o país

Maior grupo de educação médica do Brasil, a Afya Educacional decidiu abrir sua plataforma de ensino que prepara alunos do 5º e 6º anos (Internato) para as provas de residência médica. O objetivo é diminuir o impacto que a interrupção de aulas e o confinamento, em função da pandemia da Covid-19, pode gerar no aproveitamento acadêmico de alunos de Medicina em todo o Brasil.

“Alunos do internato serão particularmente afetados neste momento de quarentena pelo Coronavírus pois estão na reta final da graduação de Medicina. Por isso decidimos dar acesso à nossa plataforma, sem qualquer custo, para instituições de Medicina, públicas ou privadas, de todo o Brasil”, explica o VP de Inovação e Educação Continuada da Afya, Julio De Angeli.

O acesso será feito através das instituições de ensino interessadas, e não diretamente pelos alunos. A instituição deve se cadastrar pelo site e uma equipe de consultores vai entrar em contato para fazer o levantamento de informações e cadastro dos alunos na plataforma, além de dar o apoio na distribuição de acessos a alunos e corpo docente.

A plataforma conta com 150 temas selecionados entre os mais presentes em provas de residência e alinhados com a grande maioria dos programas de internato do país. Uma das grandes vantagens da plataforma é o fato de que para cada um destes 150 temas, existem diferentes objetos de aprendizagem disponíveis em mídias como videoaulas, podcasts, questões comentadas, simulados de provas, plano de estudos e questões comentadas.

“Essa oferta de conteúdos em diferentes mídias é a materialização de uma das nossas grandes crenças: cada estudante tem sua maneira própria de aprender. Por isso, desenvolvemos uma metodologia que permite ao aluno criar um plano de estudos personalizado, de acordo com suas necessidades, estilo de vida e nível de conhecimento”, completa Julio De Angeli.

Inicialmente a oferta de conteúdos tem o objetivo principal de manter os alunos do internato em ritmo de estudo. Mas dependendo da instituição de ensino, a parceria pode prever, por exemplo, que o conteúdo aplicado seja reconhecido como parte da grade curricular ou como atividade extracurricular. Também podem ser discutidas formas de aferição do conteúdo dado. A plataforma da Afya conta com mais de 100 mil questões de prova disponíveis para os alunos adquirirem ainda mais conhecimento.

1ª websérie médica de cunho acadêmico do mundo

Para alcançar as mais diferentes formas de aprendizagem dos alunos, a Afya criou, em 2018, a 1ª websérie de ensino e entretenimento em Medicina. Em 12 episódios, a série é aborda o diagnóstico de 49 doenças, ao mesmo tempo em que confronta os estudantes com diversos desafios comportamentais. A série é escrita por médicos e baseada nos temas que mais caem na prova de Residência Médica. A 2ª temporada já está a caminho: 12 episódios inéditos com novos personagens, participação ativa dos professores médicos nos sets de filmagem e mais desafios para os alunos. A novidade desta vez é abordagem dos dilemas emocionais vividos por grande parte dos alunos de Medicina. Conheça a websérie aqui.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.