This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Centro Universitário São Camilo realiza curso gratuito de capacitação clínica ao paciente crítico de COVID-19

O curso conta com 12 módulos que estarão disponíveis até o dia 10 de maio a todos profissionais de Saúde do Brasil. 

Em 23 de abril, as secretarias estaduais de Saúde divulgaram, pela manhã, 46.348 casos confirmados de infectados pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 2.934 mortes.

Sabe-se que neste exato momento temos um ritmo crescente de contágio, com mais de mil mortes nos últimos sete dias. A situação atual de alguns Estados como o Amazonas, que está entrando em colapso; Ceará, que já tem 100% das vagas de UTI ocupadas; Pernambuco, que tem 99% de ocupação dos leitos de UTI, já dá indícios de como serão as próximas semanas.

Um levantamento feito na semana passada pelas Secretariais estaduais e municipais da Saúde revelou que mais de 8 mil profissionais da Saúde já foram afastados em meio a pandemia. Com isso, diversos profissionais recém-formados ou médicos e outros profissionais da Saúde de outras especialidades, estão atuando na linha de cuidados aos pacientes críticos da doença.

Para atender e colaborar com esses profissionais, o Centro Universitário São Camilo – SP, referência no ensino na área da Saúde, está colocando gratuitamente em sua plataforma EaD, no site da instituição, o Curso de Manejo Clínico do Paciente Crítico de COVID-19, composto por 12 aulas. Os três primeiros conteúdos já estão no ar e os demais serão disponibilizados sequencialmente até o dia 10 de maio.

Segundo o coordenador da Medicina do Centro Universitário São Camilo – SP, Raphael Einsfeld, “o objetivo do curso é capacitar essas equipes com pouca experiência nas especialidades de emergencistas e intensivistas, e que estão atuando no tratamento do paciente grave infectado pela COVID-19. A padronização do atendimento também é muito importante para garantir a uniformidade do cuidado e a educação continuada ao profissional de Saúde”.

Os 12 temas que compõem o Curso de Manejo Clínico do Paciente Crítico de COVID-1 são: Paramentação e Desparamentação, Sequência rápida de intubação orotraquial + Ventilação mecânica (princípios); Ventilação mecânica inicial para não intensivistas; Via aérea difícil; Choque séptico; Reposição volêmica inicial; Monitoramento e ajuste hemodinâmico; Ressuscitação cardiopulmonar em paciente de COVID-19; Fisiopatologia da COVID-19; Gasometria arterial e distúrbios ácido-básicos; Insuficiência respiratória aguda – tratamento; reanimação no paciente neonato e pediátrico e atendimento na sala de parto ao neonato que a genitora tem COVID-19. Os participantes receberão certificação do Centro Universitário São Camilo – SP.

Links dos vídeos já disponibilizados.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.