A Biogen Inc (Nasdaq: BIIB), Beckman Coulter, Inc. e Fujirebio anunciaram uma colaboração estratégica para identificar e desenvolver biomarcadores que possam medir a patologia tau no cérebro, visando avançar clinicamente e comercializar novos testes voltados para a Doença de Alzheimer (DA). O objetivo é criar biomarcadores sanguíneos específicos para tau, capazes de mensurar a carga patológica nos pacientes, fornecendo insights críticos sobre os processos subjacentes da doença e acelerando o desenvolvimento de novas terapias direcionadas à patologia tau. 

A colaboração visa tanto a descoberta de novos biomarcadores sanguíneos quanto o aprimoramento dos já existentes para a patologia tau. O foco é desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas clinicamente para estratificar pacientes e monitorar a resposta ao tratamento em ensaios clínicos. Essas novas ferramentas diagnósticas têm o potencial de transformar não apenas a pesquisa, mas também a prática clínica, permitindo a adoção de futuras terapias que abordem a tauopatia. 

Parceria para acelerar avanços na neurodegeneração 

“Monitorar e estratificar pacientes com patologia tau é crucial para a próxima geração de terapias da Doença de Alzheimer, como nosso pipeline de terapias investigacionais direcionadas a tau, incluindo o ASO direcionado a tau,” disse Jane Grogan, Ph.D., Head de Pesquisa na Biogen. “Com esta colaboração, pretendemos alavancar nossa vasta experiência em biomarcadores, aliada à expertise de nossos parceiros em diagnósticos, para acelerar o desenvolvimento de testes baseados em sangue que possam medir os níveis de tau em pacientes.” 

Avanço na acessibilidade dos testes neurológicos 

Kathleen Orland, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral de Química e Imunoensaio da Beckman Coulter Diagnostics, ressaltou: “A colaboração entre Biogen, Beckman Coulter e Fujirebio une forças em biomarcadores de ponta com potenciais tratamentos inovadores, focando na tauopatia e aproximando-nos de soluções eficazes. Ao garantir que testes neurológicos de alta qualidade estejam amplamente disponíveis por meio de nossa rede global de analisadores, reforçamos nosso compromisso de fornecer, de maneira automatizada e em larga escala, testes sanguíneos para Alzheimer a milhões de pacientes que sofrem de demência.” 

“Os biomarcadores sanguíneos para a patologia tau podem impulsionar o desenvolvimento de terapias modificadoras de doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer,” afirmou Monte Wiltse, presidente e CEO da Fujirebio Diagnostics, Inc. “Esta parceria nos permitirá acelerar nossos esforços para desenvolver novos diagnósticos e distribuí-los globalmente, abordando a necessidade médica não atendida de biomarcadores baseados no sangue.” 

Responsabilidades na colaboração 

No âmbito da colaboração, a Biogen contribuirá com dados de estudos clínicos sobre Alzheimer e com sua expertise em pesquisa de biomarcadores para priorizar os marcadores de tau. A Fujirebio e a Beckman Coulter serão responsáveis pelo desenvolvimento, fabricação e comercialização dos diagnósticos.