A Unimed Nacional alcançou a nota mais alta entre as cinco maiores operadoras de planos de saúde do Brasil no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024, referente ao ano-base 2023. O índice, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é a principal ferramenta de avaliação do setor no país.
Com uma pontuação de 0,9408 (em uma escala de 1,00), a Unimed Nacional foi classificada na faixa verde, a mais alta do ranking. O desempenho consolida a posição de liderança do Sistema Unimed na saúde suplementar. Entre as 25 operadoras médico-hospitalares que atingiram a nota máxima no levantamento, 20 pertencem ao sistema Unimed.
Cooperativas médicas destacam-se no setor
As cooperativas médicas, incluindo a Unimed Nacional, continuam a se sobressair no setor de saúde suplementar. Das 234 operadoras classificadas nas faixas verde e amarela (as duas melhores do IDSS), as cooperativas médicas obtiveram uma nota ponderada de 0,8032, superando a média geral do setor, que foi de 0,7898.
No total, a ANS avaliou 894 operadoras em 2023, mas apenas 48 (5,37%) alcançaram notas superiores a 0,90. Esse desempenho coloca a Unimed Nacional bem acima da média do setor.
Desempenho da Unimed Nacional
A Unimed Nacional obteve a nota máxima em nove critérios avaliados pelo IDSS, com destaque para a dimensão “Indicadores da Gestão de Processos e Regulação”. Nesse quesito, a cooperativa atingiu sua melhor pontuação, especialmente nos indicadores de “Índice Composto de Qualidade Cadastral” e “Proporção de Diagnósticos Inespecíficos nos Eventos de Internação Preenchidos nas Guias TISS”.
Outro ponto relevante foi a nota máxima no critério “Taxa de Resolutividade de Notificação de Intermediação Preliminar”, alcançando uma taxa de sucesso de 92% na resolução consensual de conflitos entre beneficiários e operadora, mediada pela ANS.