O Grupo Amil apresenta seu Relatório ESG 2023, destacando suas principais ações e resultados durante o ano, de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Entre os projetos socioambientais, a empresa impactou cerca de seis mil pessoas por meio de investimentos em iniciativas sociais. Além disso, o Grupo reduziu a geração de resíduos em todas as suas unidades, passando de 15 mil toneladas em 2021 para 13 mil toneladas em 2023. O relatório também destaca a nova missão da companhia, resumida em uma palavra: “cuidar” – e seus valores. 

“A expertise dos profissionais do Grupo Amil, com 46 anos de experiência em saúde suplementar, fortalece nossa credibilidade e nos permite atuar com responsabilidade e consistência frente aos desafios do setor. Estamos otimistas quanto ao futuro e ao crescimento da empresa, com o apoio de nossas lideranças e colaboradores”, afirma Renato Manso, CEO da Amil. 

Em 2023, reconhecendo sua responsabilidade no ecossistema da saúde, o Grupo se envolveu em diversas ações do setor, incluindo o diálogo com as redes própria e credenciada, compartilhando perspectivas com médicos, hospitais e laboratórios; combate às fraudes, com campanhas de conscientização para a população; e participação em audiências e consultas públicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), visando promover regulamentações mais transparentes e sustentáveis. A empresa também intensificou sua participação em ações de promoção de saúde, com especialistas médicos produzindo conteúdos em veículos de imprensa. 

O Grupo Amil possui uma Matriz de Prioridades ESG, que define nove temas de relevância para a gestão da empresa: resíduos e materiais perigosos, ética e compliance, privacidade e segurança de dados, saúde e segurança do colaborador, qualidade e segurança dos produtos/serviços, equidade nos serviços de saúde, saúde e bem-estar do consumidor, capital humano, diversidade e inclusão. 

Cuidado socioambiental 

Em 2023, o Grupo Amil apoiou 10 iniciativas com investimento direto, beneficiando aproximadamente seis mil pessoas. Projetos de destaque incluem parcerias com o Instituto Mara Gabrilli – Transformando Vidas, o Instituto Vini Jr e a Rede Brasil Afroempreendedora (Reafro). 

No Programa de Voluntariado, que engaja colaboradores e seus familiares em ações sociais, foram realizadas 11 atividades presenciais e online, com cerca de 600 colaboradores e mais de 1.700 horas doadas. Ao todo, mais de mil pessoas foram beneficiadas diretamente e mais de três mil indiretamente. 

Um dos destaques do cuidado socioambiental foi o Programa Aventais Reutilizáveis, que visa substituir os aventais descartáveis, evitando a geração de resíduos. Em 2023, foram consumidos 1,2 milhão de aventais reutilizáveis, o que resultou na redução de 36 toneladas de resíduos e na emissão evitada de 7,05 toneladas de gases de efeito estufa. 

Outro projeto relevante foi o Uninovo, que transforma resíduos têxteis em novos materiais por meio de parceria com uma ONG. As peças recicladas são produzidas por mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão. Em 2023, foram reciclados cerca de 4 mil quilos de resíduos têxteis. 

Além disso, o Grupo expandiu o Programa Aterro Zero, implementando-o em duas unidades hospitalares no Rio de Janeiro, com o objetivo de reduzir o envio de resíduos recicláveis para aterros. A implementação de um novo software de gestão de resíduos também contribuiu para a otimização dos processos e a conformidade com os requisitos legais. 

Nova gestão 

O Relatório também aborda a recente mudança no controle da companhia, que, a partir de 6 de fevereiro de 2024, será liderada por José Seripieri Filho (Junior), após a saída do UHG do Brasil. A missão do Grupo Amil é “cuidar” e seus valores incluem Acolhimento, Agilidade, Relacionamento, Excelência, Performance e Coragem. 

“Nosso foco está em cuidar do nosso time para que eles possam, por sua vez, cuidar da população que utiliza nossos produtos e serviços. Trabalhamos para servir cada vez melhor”, afirma Renato Manso. 

O documento ainda apresenta o novo Conselho Consultivo e detalha a reestruturação da empresa, que agora opera com duas frentes principais: Amil e Rede Total Care. A Amil lidera a operação de planos médico e odontológico, enquanto a Rede Total Care engloba toda a rede assistencial própria, que inclui hospitais, clínicas e centros de tratamento. 

“Nosso time clínico trabalha para implementar programas de gestão de saúde que garantam a melhor assistência para o paciente, sem desperdício e com máxima eficiência. Compartilhamos com os profissionais de saúde nossa visão de medicina baseada em evidência, e orientamos nossos beneficiários a buscar o cuidado certo, seja na rede credenciada Amil ou na Total Care”, conclui Anderson Nascimento, CEO da Rede Total Care.  

Confira aqui o Relatório ESG 2023 do Grupo Amil.