150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Vittude cria benefício que estimula empresas a investirem na saúde mental de seus colaboradores

Publicidade

Segundo estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em publicação científica, cada dólar investido em saúde mental leva a um retorno de quatro dólares em termos de melhor capacidade dos trabalhadores.

Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pacientes em três cliques, acaba de lançar o Vittude Corporate. O serviço funciona como um benefício corporativo de saúde e bem-estar, no qual as empresas pagam um valor fixo mensal por colaborador para que eles tenham acesso, por um valor reduzido, à rede de psicólogos Vittude. As consultas podem ser realizadas de forma presencial ou online, possibilitando que funcionários que moram em cidades menores ou em outros países também usem o serviço.

A solução foi criada pela startup para ajudar gestores a tratar de um tema delicado, de forma simples, unificada e a um custo acessível. “Em 2016, um estudo da OMS feito em 36 países identificou que se perde mais de 12 bilhões de dias de trabalho (equivalente a 50 milhões de anos) a cada ano devido a transtornos de ansiedade e depressão, uma perda chega a US$ 1.15 trilhões a cada ano”, destaca a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta, que complementa: “Cada U$$1 investido no tratamento para depressão e ansiedade gera um retorno de U$$4 para a empresa por meio de melhorias na saúde e na capacidade de trabalho do funcionário”.

De acordo com a OMS, globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem depressão, principal causa de incapacidade. Mais de 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade. Muitas dessas pessoas vivem com ambos os transtornos. Os gastos relacionados a quadros de transtornos mentais custarão à economia mundial U$6 trilhões até 2030, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

No Brasil, somente os afastamentos por ansiedade custaram R$1,3 bilhão em 2016 à Secretaria da Previdência. Estima-se que 20% dos funcionários ativos estejam trabalhando sobre forte pressão emocional, comprometendo a saúde física e psíquica, resultando em prejuízos relacionados à queda na produtividade, absenteísmo e turn over elevado.

A Vittude é pioneira no ramo de saúde mental e promove eventos, palestras e encontros de discussão entre terapeutas e o público geral. A rede de profissionais da startup conta com uma gama diversa de especialidades, da psicanálise à terapia comportamental, e oferece um campo de busca onde o usuário pode procurar tratamento para questões específicas, como ansiedade, depressão e fobias, entre outros. Atualmente, a plataforma possui mais de 2 mil pacientes e cerca de 1600 psicólogos cadastrados, atuando em todo o País.

       
Publicidade

Deixe uma resposta