150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Unimed Juiz de Fora conquista certificado inédito de segurança e passa a ser o único plano com serviços próprios acreditados pela ONA

Publicidade

A Unimed Juiz de Fora está comemorando outra grande conquista e, desta vez, inédita para um plano de Juiz de Fora e rara entre as operadoras de saúde no Brasil. As suas três unidades assistenciais – o Núcleo de Atendimento Unimed, o Unimed Pleno e a Unidade Benfica – acabam de receber o certificado pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Ser acreditado no Nível 2 pela ONA representa muito. O que o cliente ganha com isso? Total segurança nessas unidades, com um aprimoramento de qualidade que nos diferencia ainda mais. Após rigorosa avaliação, a ONA concluiu que os nossos serviços próprios atendem, de fato, ao princípio ‘segurança do paciente’. Somos um ecossistema de saúde, uma cooperativa de trabalho médico e isso faz toda a diferença”, destaca o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges.

Além de apresentarem gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades, as unidades assistenciais da Unimed Juiz de Fora também se destacaram na avaliação da ONA pela participação ativa da diretoria nas metodologias de qualidade e segurança, pela ambiência das instalações e pelo acompanhamento do paciente, inclusive após a administração de medicamentos, checagem de exames e outros itens que asseguram total eficiência na assistência médica.

“Uma unidade acreditada oferece mais segurança. Segue protocolos que podem evitar situações como erros nos procedimentos, demoras, riscos de contaminação, entre outros danos ao paciente. A ONA atesta, com propriedade, que oferecemos serviços diferenciados, com mais qualidade e total segurança”, ressalta a Diretora de Serviços de Saúde, Nathércia Abrão. Diretor de Relacionamento com o Mercado, Glauco Araújo completa que a acreditação consolida a atuação da Unimed Juiz de Fora e sedimenta o caminho para o Hospital Unimed, em construção no Salvaterra. “Estamos em fase pré-operacional, e o nosso hospital já chegará com níveis consolidados de qualidade. Isso é perfeito. Mais uma excelente garantia para o cliente Unimed”.

Na Unimed Juiz de Fora, a acreditação de qualidade vai além da implantação de protocolos e procedimentos para a segurança das atividades, mapeamento e melhoria contínua dos serviços. Segundo o Diretor Administrativo Financeiro, Darlam Kneipp, “a busca pela certificação da ONA está ancorada no nosso planejamento estratégico 2018/2020, em que uma das premissas é o empoderamento do paciente, para que ele tome iniciativa e assuma o controle no cuidado de saúde. Com ações como essa, estamos construindo as bases para o futuro desejável, com a Unimed presente na vida do cliente não só em casos de doença, mas em todos os momentos dentro de um conceito amplo de prevenção e promoção da saúde”, afirma.

A acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos, com base em normas internacionais de segurança do paciente. Os trabalhos na Unimed Juiz de Fora foram iniciados em dezembro de 2017 e envolveram toda a equipe das três unidades e setores que dão suporte e sustentação às atividades assistenciais. Agora, após a certificação, a proposta é alcançar resultados mais avançados, como o Nível 3 – Acreditado com Excelência, destinado a instituições maduras com uma cultura organizacional de melhoria contínua. Há ainda o Nível 1 – Acreditado, que corresponde aos critérios básicos de segurança do paciente. A acreditação é um processo dinâmico, e os serviços de saúde são periodicamente avaliados para a manutenção dos certificados.

       
Publicidade

Deixe uma resposta