150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Unimed Juiz de Fora apresenta modelo de atenção à saúde que transforma a atuação das operadoras de planos no país

Publicidade

A Unimed Juiz de Fora compartilhou com o público do 16º Simpósio das Unimeds de Santa Catarina – maior fórum de debates das cooperativas do estado – suas principais experiências na transformação do modelo de atenção à saúde, construída nos últimos anos. Antecipando-se às mudanças e novas necessidades do mercado a Unimed Juiz de Fora incuba projeto pioneiro, que propõe a disrupção do atual modelo de plano de saúde centrado na doença, introduzindo conceito de uma nova operadora e reforçando os preceitos cooperativistas.

Durante o simpósio, a cooperativa participou do “Lab Saúde Futuros Desejáveis”, um laboratório de experimentação e cocriação, em torno de ações que rompem com o modelo de plano tradicional, já considerado insustentável. O evento foi organizado pela Fourge, empresa que apoia a Unimed Juiz de Fora na consolidação deste desafio.

O mercado vive um momento de ressignificação do valor e não aceita mais um plano de saúde com foco na doença, em que se paga com a expectativa de não precisar utilizar. Atenta a isso, a Unimed Juiz de Fora avança rumo à disrupção. A Diretora de Provimento da Saúde, Nathércia Abrão, explicou que a Unimed Juiz de Fora está construindo o futuro desejável pelo consumidor – e possível –, tornando-se um plano cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, com um cuidado personalizado, gerenciamento ativo e autocuidado apoiado. “A Unimed Juiz de Fora percebeu esta necessidade e partiu para a transformação”, elogiou Luciano Mantelli, CEO da Fourge.

CUIDADO INTEGRAL PARA UMA VIDA COM QUALIDADE E LONGE DE DOENÇAS
Entre as principais iniciativas que reforçam o cuidado integral e a presença da Unimed Juiz de Fora na vida do cliente, a Diretora de Provimento da Saúde destacou, o Espaço Viver Bem, que reúne um conjunto de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças. Outros serviços  diferenciados ampliam o rol de experiências bem-sucedidas da Unimed Juiz de Fora, como o Saúde do Idoso, com assistência personalizada para clientes acima de 60 anos, a Unidade de Cuidados Continuados, que proporciona internação em ala exclusiva para pacientes do programa de Atenção Domiciliar, e o plano Unimed Pleno, que fortalece a relação médico-paciente e prioriza a atenção integral à saúde. A Unimed Juiz de Fora acumulou várias experiências, a princípio fragmentadas, que agora, de forma integrada, formam a base de sustentação para a consolidar o modelo de atenção completa à saúde.

“Em outra ponta, entendemos que, para completar este novo modelo, precisávamos inovar na forma de remunerar o médico. Então lançamos o GUIA, Gestão de Indicadores Assistenciais, que estabelece remuneração adicional a partir dos resultados coletivos e individuais. O sistema está em funcionamento e garantindo benefícios para todos: médicos, Unimed e clientes”, acrescentou Nathércia. A diretora afirmou ainda que, através deste aprendizado, a Cooperativa se prepara agora para a abertura do Hospital Unimed, que vem para consolidar o novo modelo de atenção, tendo como eixos norteadores da assistência o acolhimento e o cuidado completo, com total segurança do paciente. “A Unimed Juiz de Fora vivencia um momento de disrupção: a base já está sedimentada, agora é integrar as ações”, finalizou.

Além de reflexão, o modelo de atenção à saúde da Unimed Juiz de Fora provocou grande interesse da plateia e uma conclusão dos gestores e lideranças do simpósio: este é o novo caminho para o futuro das operadoras de planos de saúde no Brasil.

       
Publicidade

Deixe uma resposta