✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Tecnologia e saúde: inovações serão apresentadas na Hospitalar

Publicidade

O espaço “Hospitalar Tecnologia”, localizado do Pavilhão Vermelho, é composto por área de palestras gratuitas, Health Connection, polo de impressão 3D, área de demonstrações, Startups e o projeto 5 Years From Now

O Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte será o palco do que há de mais atual em tecnologia no setor de saúde. De 22 a 25 de maio, os visitantes poderão conferir, durante a Hospitalar, uma área de demonstrações e conteúdos de TI composto por Health Connection (palestras gratuitas), Health Innovation (demonstrações) e Health 3D (impressoras tridimensionais), além de empresas do setor de tecnologia aplicada à saúde e startups com soluções para telemedicina, tecnologia da informação, entre outros.

“Identificamos uma oportunidade intensa do mercado. Com um pavilhão somente para essa área, que denominamos de Hospitalar Tecnologia, com entrada exclusiva, é possível otimizar a ida do visitante e das empresas e tomadores de decisões que irão em busca do mesmo assunto”, afirma Diane Coelho, gerente de negócios da área de TI da Hospitalar, feira promovida pela UBM Brazil.

Health Connection

No centro do pavilhão, foi criado um espaço de conteúdo gratuito para os visitantes chamado de Health Connection, em que é possível conferir a apresentação de palestras e cases de empresas no Brasil e na América Latina. Tudo isso paralelamente ao HIMSS@Hospitalar, que acontece no mezanino do Expo Center Norte, com um programa intenso para multiplicar experiências inovadoras e tendências de mercado que estão fazendo a diferença para os sistemas de saúde ao redor do mundo.

Alguns dos temas que serão apresentados no espaço Health Connection:

– Cloud: A transformação digital em saúde requer uma nova visão estratégica.

– Interoperabilidade: vantagens e desafios.

– Saúde e Conectividade: a inteligência de sistemas ciberfísicos hospitalares.

– 2ª Onda: Inteligência Artificial como recurso para eliminar a glosa.

– Como endereçar desafios na saúde através da informação conectada e direcionada.

– Como os Wearables estão transformando a saúde digital.

– Desafio SEBRAE Like a Boss Health. Apresentação de startups com negócios inovadores voltados para a saúde.

– Gestão de dados perioperatórios como ferramenta de incremento à segurança de pacientes e economia hospitalar.

– Inovação para o futuro no cenário brasileiro.

– Israel: a nação da saúde digital.

– Os impactos das soluções mobile no tempo de checagem dos cuidados e segurança do paciente.

– Pesquisa e aplicação de impressão 3D na fabricação de próteses personalizadas – case AMR.

– Prevenção das ameaças da próxima geração em cuidados com a saúde.

– Relógios para monitoramento médico, a nova geração de Wearables.

– Saúde e Conectividade: a inteligência de sistemas ciberfísicos hospitalares.

– Smartphone médico: monitoramento pessoal avançado.

– Soluções digitais e inteligentes para a saúde. E o hospital tem tudo a ver com isso.

– Tecnologia como avatar de uma melhor experiência do paciente.

– Tecnologia e saúde, uma inevitável fusão.

– Telemedicina Cognitiva e IA: a estruturação da saúde conectada 2021.

– Telemedicina cognitive.

– Transformação na saúde: o Mindset das Startups.

– Population Health Management no Brasil (PHM): do conceito à prática.

 Confira a programação completa, aberta ao público: https://bit.ly/2KxUCkf

Health 3D

Em termos de inovação, o espaço Health 3D traz ao público a oportunidade de ver as soluções que estão em funcionamento em impressão tridimensional. A TechCD promoverá durante a Hospitalar quatro dias de palestras gratuitas com os mais renomados nomes da tecnologia 3D aplicada à área médica em um espaço de vivência 3D. Na oportunidade serão apresentados Biomodelos; dispositivos médicos; instrumentos, moldes e guias cirúrgicas; protótipos; devices da indústria médico-hospitalar; impressoras 3D, Haptics; softwares de modelagem orgânica, entre outros.

Clientes e parceiros LATAM da Stratasys, líder em impressão 3D, darão palestras sobre o uso de soluções 3D na indústria médica e cases de sucesso. Entre os temas abordados estão inovação em saúde, software, segmentação de imagens e impressão 3D. A Stratasys também irá expor impressoras e objetos impressos em 3D.

Health Innovation

Uma parceria com a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e o Hospital Oswaldo Cruz permitiu a criação do espaço Health Innovation, dentro da Hospitalar Tecnologia, com o objetivo de trazer à tona discussões e trocas de experiências sobre um tema relacionado ao setor.

Startups – Espaço 5YFN

As startups também têm destaque no pavilhão por meio de duas ações: uma estação de negócios, voltada para as startups que interagem especificamente com a vertical “Venture Capital Supporting eHealth Revolution” do HIMSS@Hospitalar; e pelo espaço 5YFN, promovido em parceria com a WhizHealth e Bionexo, para destacar as soluções que vêm sendo criadas por profissionais fora do circuito das grandes empresas multinacionais, o que incentiva ativamente o fomento das startups em prol da saúde brasileira.

“Neste ano, a área traz soluções inovadoras para gestão de receita hospitalar e monitoramento de experiência do paciente, por exemplo. 5YFN significa ‘daqui 5 anos’ e o espaço quer mostrar soluções e conceitos que podem ilustrar como o mercado de saúde estará depois de passado esse tempo”, explica Raquel Duque, responsável pelo Marketing e Comunicação da whizHealth e Bionexo.

O estande 5YFN contará com a presença de seis Startups, dentre as quais estão HFocus, EveryCare, Intuitive Care, CM Tecnologia e o Esconderijo Criativo, a Mundo360 e a Aumenta Health.

A HFocus é uma solução que facilita o monitoramento da experiência dos pacientes e colaboradores de uma instituição de saúde. Na feira, eles apresentarão a última versão do produto.

Pela primeira vez na Hospitalar, a EveryCare apresenta seu marketplace de serviços de transição de cuidados de saúde, com o objetivo de aproximar operadores de saúde dos pacientes. Entre as soluções está a EveryCare Corporativa, ferramenta que centraliza e automatiza o processo de contratação de Home Care pelas Operadoras de Saúde para atuarem no processo de desospitalização.

Também recém-chegada à feira, a Intuitive Care volta seu foco para a gestão de negócios. A plataforma usa inteligência artificial para cuidar da receita de instituições de saúde que têm diversas fontes pagadoras.

A CM Tecnologia é uma plataforma digital que cobre toda jornada do paciente em instituições de saúde. Seu sistema de agendamento cirúrgico e gestão do centro cirúrgico, traz uma excelente experiência para o paciente, e eficiência e redução de custos aos prestadores.

O Esconderijo Criativo, a Mundo360 e a Aumenta Health levarão para a feira soluções inovadoras para conectar profissionais da área de saúde com as grandes tendências imersivas, o que permitirá visualizar informações não disponíveis no ambiente físico por meio de telas de smartphones, tablets ou com uso de óculos 360. Um dos exemplos é a utilização da tecnologia VR – Realidade Virtual (VR – Virtual Reality em inglês), que pode ser utilizada para otimizar e agilizar o procedimento de vacina, coleta de sangue ou punção (principalmente com pacientes que sofrem de “aicmofobia”, que é o medo de seringas, agulhas e injeções). Outro exemplo são as pesquisas de VR para o tratamento da dor, dor do membro fantasma, fobias e ansiedades, autismo, TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), neuro-psicologia, quimioterapia, tomografia, odontologia, combate a solidão e depressão em idosos, pessoas com deficiência, e aplicações diversas principalmente para o público infantil.

Para treinamentos, a tecnologia imersiva mais sofisticada hoje é a Realidade Mista (mistura elementos gráficos com cenários virtuais em função da localização), e que permite a pessoa que está utilizando o óculos 360 andar pelo ambiente imersivo, com tecnologia location-based, onde o óculos está sendo rastreado por um computador e posiciona o usuário dentro do cenário, extremamente útil para treinamentos por exemplo em centros cirúrgicos, ou para ambientação de novos colaboradores no prédio.

Já a Realidade Aumentada (AR – Augmented Reality em inglês) é uma forma de visualização de conteúdos digitais integrados a ambientes físicos. Podemos visualizar, por exemplo, um instrumental cirúrgico, os equipamentos e ambientes hospitalares, os resultados de exames e até pré-visualizar um diagnóstico a partir de animações gráficas em 2D e 3D. Essa tecnologia aplicada na educação e treinamentos, torna o conteúdo muito mais sedutor e acessível aos colaboradores. Com recursos de geolocalização, ou seja, colocadas virtualmente em um espaço e serem acessadas via smartphones e tablets, a AR pode transportar o conteúdo virtual para espaços físicos reais, como mostrar um centro cirúrgico dos EUA em um hospital no interior do Brasil.

       
Publicidade

Deixe uma resposta