✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Solução de gestão hospitalar: escolha depende do porte do hospital

A implantação de uma solução de gestão hospitalar deve seguir algumas etapas: integração e migração da infraestrutura de dados, treinamento da equipe, aproximação dos setores e gerências, testes de segurança e validação dos dados. Um Enterprise Resource Planning (ERP) não funciona no modelo plug and play, ou “instale e use”.  “É um processo demorado, que demanda atenção de toda a empresa e, principalmente, da TI”, explica Heitor Gottberg, conselheiro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). O investimento tem ligação direta com a  qualidade do atendimento ao paciente, otimização de processos e, muitas vezes, representa uma mudança de  cultura em todo o hospital.

Cada instituição, devido ao porte e estratégias operacionais, possui necessidades distintas e, por isso, esses sistemas só serão funcionais se as características mais importantes da companhia forem levadas em conta. “Todos os hospitais – pequeno, médio ou grande – podem implantar uma solução de gestão hospitalar, o que muda é a forma como isso será feito e os cuidados na implementação do projeto”, explica Gottberg. Veja, a seguir, alguns passos importantes:

 

  • Estrutura de TI
    Geralmente os hospitais menores não têm uma equipe de TI completa, com arquiteto da informação, engenheiro de software e CIO e, por isso, terão mais dificuldade na implementação. O recomendado é contar com o suporte do fornecedor e, até mesmo, contratar temporariamente um gerente de projetos ou consultor de tecnologia mais sênior.
  • Tipo de licenciamento
    Defina qual tipo de licenciamento é mais adequado: instalação do sistema em servidores próprios ou virtualizados, utilização do sistema em servidores terceirizados (geralmente, oferecidos pelo provedor da solução), tecnologia computação em nuvem  (cloud computing), ou uma mistura de uma ou mais dessas modalidades.
  • Analise o mercado
    Conheça todas as soluções existentes no mercado e as modalidades de licenciamento oferecidas para saber qual atende melhor seu hospital. Se a companhia não tiver uma equipe de Tecnologia da Informação capaz de fazer essa análise, é interessante procurar um serviço de consultoria. Uma boa estratégia é observar empresas do mesmo porte que e já usam a solução para saber como foi o processo de escolha e implementação.

 

Entenda como o sistema de gestão Hospitaar pode ajudar no gerenciamento da instituição de saúde. Baixe, gratuitamente, o ebook “O que muda no seu hospital com a implantação do ERP”

       

Deixe uma resposta