🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 15! CLIQUE AQUI

Sociedade Brasileira de Reumatologia emite nota técnica sobre vacinação contra febre amarela

Publicidade

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em parceria com as Sociedades Brasileiras de Imunização (SBIM), de Infectologia (SBI0 e de Medicina Tropical (SBMT), emite nota técnica, principalmente dirigida à comunidade médica, sobre as restrições de vacinação contra Febre Amarela, em pacientes reumáticos imunomediados (doenças autoimunes).

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo dados do Ministério da Saúde, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais são alguns das áreas de risco.

“Embora a vacina contra febre amarela seja altamente eficaz pode apresentar efeitos colaterais sérios em determinados grupos, como os pacientes reumáticos imunomediados. As doenças reumáticas não são o motivo principal da contraindicação – mas sim um conjunto de fatores como os tipos e doses de medicamentos utilizados no tratamento. Por isso, é importante que antes de buscar uma vacinação por conta própria, o paciente deve conversar com seu médico, para avaliação e orientação”, afirma Dr. Georges Christopoulos, presidente da SBR.

A íntegra da nota técnica sobre vacinação contra febre amarela pode ser lida no site da SBR, www.reumatologia.org.br

SOBRE A SBR – A Sociedade Brasileira de Reumatologia – SBR é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, fundada em 1949, com o objetivo de promover o desenvolvimento cientifico e da especialidade no Brasil. Hoje, conta com mais de 2 mil associados, distribuídos em 24 sociedades regionais estaduais e mantem assessorias e comissões científicas por áreas de especialidade, além de representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba mais de 120 diferentes doenças. É filiada à Associação Médica Brasileira. Para mais informações, acesse www.reumatologia.org.br e siga suas ações, iniciativas e novidades pelo Facebook.

       
Publicidade

Deixe uma resposta