✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Serviço de Emergência do CHN recebe certificação inédita no Brasil e na América Latina

Publicidade

O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) acaba de receber a certificação Distinção em Serviços de Emergência, na categoria Diamante, do instituto IQG-Health Services Accreditation, que atesta a qualidade do atendimento nas emergências brasileiras. O hospital é o primeiro no país e da América Latina a conquistar o título.

Segundo Alessandra Ladain, coordenadora de Qualidade do CHN, a metodologia avalia elementos fundamentais dos serviços de urgência: estrutura; equipe; segurança assistencial; inovação; fluxo e protocolos de atendimento. “Por meio da distinção da emergência, as práticas de gestão e de assistência se tornam ainda mais seguras para os pacientes, em busca do compromisso com a melhoria contínua e de um alto padrão de serviço”, afirma.

Na prática, a acreditação significa que o serviço prestado está comprometido com a segurança no atendimento, mas, sobretudo, com a resolubilidade do problema do paciente, ou seja, empenhado em receber o doente, entender suas necessidades e tomar as decisões assertivas para tratá-lo de forma rápida, segura e com qualidade.

“É importante que os pacientes saibam que, ao buscar uma instituição com acreditação, serão assistidos em um hospital seguro que possui um serviço diferenciado e busca continuamente melhorar o atendimento. A escolha do hospital deve se basear nos benefícios que a instituição acreditada oferece”, comenta Alex Sander Ribeiro, gerente médico do Complexo de Emergências do CHN.

O médico conta que, durante o processo de acreditação, o CHN criou projetos inovadores para otimizar o tempo de permanência dos pacientes no hospital. Entre os programas implantados, ele destaca uma ferramenta de triagem e que torna prioritária cada etapa de atendimento, principalmente para pacientes frágeis – conceito criado para a identificação rápida e priorização de idosos ou gestantes de alto risco, por exemplo –; a criação de um sistema de alerta para agilizar a realização de exames em pacientes graves; o monitoramento de tempo de atendimento por criticidade; a gestão do tempo de decisão dos médicos e a ferramenta de identificação de pacientes com hiperglicemia, que caracteriza um quadro de diabetes, para fins de diagnóstico precoce.

“A conquista dessa acreditação inédita no Brasil e na América Latina eleva o CHN ao patamar de grandes centros de saúde do mundo, mas representa apenas o começo de um processo contínuo de segurança e excelência assistencial que tem como foco o bem-estar de nossos pacientes”, finaliza Alex Sander Ribeiro.

       
Publicidade

Deixe uma resposta