✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

São Lucas Copacabana conquista certificação internacional

Publicidade

O São Lucas Copacabana acaba de receber a acreditação internacional Qmentum International Diamond, pelo Accreditation Canada International (ACI). Segundo Gabriela Meschini, coordenadora da Área de Qualidade do São Lucas, a acreditação garante à sociedade que o cuidado com o paciente é uma prioridade no hospital.

A acreditação possui diversas etapas constituídas em avaliações contínuas realizadas pela equipe de auditores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e com apreciação final da ACI. Nesse período, o instituto verificou a maturidade dos processos que envolvem todas as etapas que levam a um cuidado mais seguro para os pacientes – não só as etapas assistenciais, mas os serviços de apoio, como tecnologia da informação e engenharia clínica, por exemplo.

Na prática, os ganhos da certificação significam mais segurança para os pacientes e os profissionais de saúde por causa do aprimoramento contínuo na qualidade assistencial. A acreditação é focada na integralidade do cuidado com o paciente e objetiva a melhoria dos processos, desde administração de medicamentos, higienização das mãos e protocolos de cirurgia segura até incentivo à notificação e investigação de eventos adversos, prevenção de tromboembolismo venoso e outros procedimentos.

“A Qmentum – que significa momento da qualidade – é uma metodologia baseada em processos. Para uma unidade de saúde obter a certificação canadense são exigidas algumas práticas, as chamadas Required Organizational Practices (ROPs), como Identificação do Paciente; Práticas de Segurança na Utilização de Medicamentos; Práticas de Segurança no Procedimento Cirúrgico e Capacitação em Segurança do Paciente, entre outras”, explica Gabriela Meschini.

Para Lincoln Bittencourt, diretor-geral do São Lucas Copacabana, atingir as exigências dos padrões internacionais e conquistar essa certificação reflete a preocupação do hospital com a excelência e a segurança assistencial.

“Ser certificado com padrões internacionais significa um compromisso permanente com a qualidade e a segurança assistencial”, finaliza Lincoln Bitencourt.

       
Publicidade

Deixe uma resposta