✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Redução de custos na saúde passa invariavelmente pela adoção da tecnologia

Publicidade

Os avanços em tecnologia aplicados à área de saúde apresentam reflexos positivos ao segmento, sejam eles por meio de tratamentos ou equipamentos, sobretudo na gestão do negócio. Segundo o advogado e bacharel em informática pela PUC-RS Roberto Noal, palestrante do 21º Congresso Internacional UNIDAS – CAMINHOS PARA INOVAR, que ocorre entre os dias 7 e 9 de novembro, na Costa do Sauípe, a transformação digital é fundamental para a redução de custos e deve ser usada a favor da mudança de cultura dos colaboradores e na automatização dos processos por meio da adoção de métodos ágeis de entrega.

“O cenário da saúde atual é complexo, com inflação alta, modelo de remuneração inadequado (Fee for Service) e crescente demanda da judicialização. Entretanto é um mercado que oportuniza iniciativas de inovação e transformação, a fim de garantir maior qualidade e assistência aos usuários”, explica Noal.

De acordo com ele, no caso da saúde suplementar e das autogestões, a tecnologia traz benefícios ainda mais contundentes. “Ela ajuda no equilíbrio da sustentabilidade financeira, na assertividade na tomada de decisões, no aprimoramento da gestão assistencial, no aumento da percepção de satisfação dos beneficiários, além de dotar a entidade de forte governança corporativa”, destaca.

Na palestra, Noal apontará alguns caminhos que vão ao encontro dos avanços da tecnologia no segmento, que, invariavelmente, passam pela gestão acurada das despesas; forte negociação com prestadores de serviços médicos; maior utilização da tecnologia da informação nos negócios e a importância de proporcionar programas de qualidade de vida e bem estar, como alternativas de combater os desafios atuais do setor, como por exemplo, o alto custo de materiais e medicamentos; despesas assistenciais crescentes; precificação dos serviços e produtos; novas tecnologias e terapias de tratamento; e o envelhecimento da população.

“É fundamental que os gestores da área da saúde não tenham receio da inovação e reflitam sobre como a tecnologia ajuda na disrupção de modelos e na melhora total da gestão dos processos”, finaliza o palestrante.

Congresso UNIDAS

O Congresso UNIDAS ocorre de 7 a 9 de novembro, na Costa do Sauípe (BA). O evento contará com a participação de especialistas internacionais, nacionais, gestores de planos de saúde, dirigentes e executivos de instituições públicas e privadas, médicos, enfermeiros, acadêmicos, formadores de opinião e prestadores de serviços. Este ano, 800 congressistas devem acompanhar as palestras.

Durante o Congresso acontecerá a 4ª Expo UNIDAS, na qual empresas fornecedoras expõem seus produtos e serviços desenvolvidos para atender o sistema de saúde brasileiro (equipamentos, soluções tecnológicas e ferramentas de gestão). Também haverá a entrega do Prêmio Saúde UNIDAS 2018 para os autores dos melhores trabalhos sobre a assistência à saúde de qualidade fundamentada nas práticas da autogestão em saúde.

       
Publicidade

Deixe uma resposta