✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Quatro dicas de empresas de tecnologia para garantir a saúde dos colaboradores

Publicidade

Gestores reforçam a importância de apostar em iniciativas para o bem estar

Os gastos com saúde nas empresas chegam a representar 12,71% dos custos da folha de pagamento e em alguns casos esse número pode chegar a 25%. Os dados são deste ano e fazem parte de um levantamento da consultoria Mercer Marsh Benefícios. Ainda segundo o estudo, o valor médio gasto por colaborador com seguro saúde mais que dobrou nos últimos cinco anos. Para melhorar esse cenário, empresas vêm adotando ações diferenciadas a fim de promover a saúde e o bem estar dos seus funcionários.

“Todo este investimento em iniciativas em prol da saúde, que pode parecer significativo em um primeiro momento, é essencial para garantir a qualidade vida dos colaboradores e traz como reflexo para a empresa a redução das taxas de afastamentos (absenteísmo) e nos altos gastos com tratamentos de doenças”, explica Juliana Bittencourt, Gerente de Recursos Humanos da Ahgora Sistemas, empresa pioneira no desenvolvimento tecnologias em nuvem e IoT para Gestão de Pessoas.

Um outro estudo, desta vez realizado pela Quantum Workplace e Limeade, mostrou que medidas com a saúde deixam os colaboradores 38% mais motivados. “Queremos que os nossos colaboradores se sintam bem dentro da empresa e fora dela. Nossa intenção também é proporcionar um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, o que certamente impacta no bom desempenho da equipe”, afirma Andreia Girardini, gerente de Recursos Humanos da HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo.
O Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan, uma das maiores empresas de software do país, Edson Honma, complementa que iniciativas em prol da qualidade de vida dos funcionários aumentam o engajamento e contribuem para que tanto os colaboradores como o ambiente de trabalho sejam mais saudáveis. Nesta semana foi inaugurado um ambulatório na sede da Softplan. Um médico e uma enfermeira estarão disponíveis no local uma vez na semana para realizar atendimentos aos colaboradores com plano de saúde da Unimed Softplan. “Queremos ter um plano de saúde com propósito. Vamos aproveitar para unir o capital humano com o uso de dados, com toda a privacidade que a saúde merece, para termos os melhores benefícios e propagação de saúde para o nosso time”, destaca o diretor executivo da Softplan, Moacir Marafon. A intenção com a medida é oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz para os mais de 1,1 mil colaboradores que atuam na sede da empresa, em Florianópolis.
No próximo dia 5 é comemorado o Dia Nacional da Saúde e, pensando nisso, os setores de Recursos Humanos das empresas elencam outras 4 dicas de ações voltadas ao bem estar e à saúde dos funcionários:
1- Equipes internas voltadas à promoção de iniciativas relacionadas a bem estar: essas equipes organizam dinâmicas, rodas de conversa e feiras, estimulando a prática de exercícios e uma rotina saudável.
2- Estímulo a uma boa alimentação: disponibilização diária de frutas para consumo dos colaboradores e parcerias com redes de alimentos naturais ajudam a chamar a atenção para a importância de comer bem e cuidar do corpo.
3- Benefícios que vão além do que é obrigatório por lei: plano odontológico e de saúde com ampla cobertura ou auxílio para fazer academia, por exemplo, estão entre medidas que motivam a equipe e estimulam os cuidados com o corpo.
4- Investimento em ambiente de trabalho: um local de trabalho que acolha bem os funcionários e que tenha atenção a questões ergonômicas, por exemplo, impacta na saúde da equipe a curto e a longo prazo. Oferecer espaços para convivência, descompressão ou mesmo salas para confraternização ajudam os colaboradores a terem maior qualidade de vida no trabalho.
Com estas ações, o dia a dia dos colaboradores fica melhor e mais saudável, e não apenas durante o expediente.

       
Publicidade

Deixe uma resposta