✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Prontmed: o prontuário eletrônico para clínicas criado da necessidade do HC ! (#H20LA)

Publicidade

História da Prontmed:

Da vontade do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP de solucionar os problemas que o prontuário do paciente feito de papel traziam, surgiu em 1999 a Prontmed. Naquela época, ela criou o primórdio do que hoje é um dos prontuários eletrônicos mais completos do mercado brasileiro. O sistema é rápido, especializado e gerador de estatísticas.

Para desenvolver essa versão hospitalar, os fundadores da Prontmed, que não são médicos, lançaram no início uma versão que não deu certo. O insucesso inicial ocorreu por falta de experiência na complexidade que é o atendimento médico. Para refinar o produto, passaram por um estudo imersivo no HC. Aprenderam sobre processos da gestão do serviço de saúde, sobre como é preenchida uma anamnese, sobre diversos temas da medicina e como tudo isso se correlaciona. Tinham como foco aumentar a qualidade e rapidez do atendimento médico. Dessa forma, criaram um método de preenchimento de informações principalmente por meio de cliques. Assim, olha-se mais para o paciente e perde-se menos tempo digitando. Cada área da medicina recebeu um modelo de prontuário especializado, mas também é possível alterá-los. Hoje, atendem 15 especialidades do HC.

Além disso, o sistema que funciona totalmente na web, integra-se com a gestão hospitalar. Por meio do Prontmed é possível registrar a parte cadastral, laboratorial e de prescrições do paciente. Um dos pontos fortes é a capacidade de gerar estatísticas que podem ser utilizadas para estudos e para elaboração de consensos médicos.
Hoje, atendem diversas áreas do Hospital das Clínicas, a faculdade de Medicina USP, Pfizer, APSEN, Hemocentro, Santa Casa, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Versão para clínicas:

Nos últimos anos, vem sendo desenvolvido o Prontmed consultórios, que se tornou o foco da empresa. Com ele, o profissional da saúde consegue informatizar sua clínica e controlar funções, como prescrições eletrônicas, o cadastro de pacientes, o prontuário (baseado no da versão hospitalar, mas simplificado) e a agenda, em que um acesso para a secretaria pode ser disponibilizado. Esse manejo organiza e agiliza os atendimentos, reduz faltas nas consultas e, assim, diminui os custos do consultório. Também é possível acessar via tablet e smartphone. A versão para clínicas saíra primeiro para endocrinologistas, mas tem planos para chegar a todas as especialidades. Mesmo na versão de testes, pode-se perceber que se trata de um dos sistemas mais completos do mercado.

Talvez ainda haja resistência por uma parcela dos profissionais da saúde em adotar o sistema eletrônico de atendimento. Isso vem do medo de se perder as informações. Mas com o avanço da tecnologia, formas mais eficientes de backup tem surgido, viabilizando esse tipo de serviço.

Saiba mais: http://prontmed.com/

Quer saber mais sobre inovações na saúde ? NÃO DEIXE DE PARTICIPAR da conferência Health 2.0 Latin America, dia 06 e 07 de Dezembro no Hospital Sírio Libanês em São Paulo !

Se você tem uma startup digital em saúde esta a oportunidade ideal para apresentar sua idéia! Se você é um profissional de saúde ou executivo do setor esta é a oportunidade perfeita para integrar o movimento de saúde digital !

Venha fazer parte do movimento que está transformando a saúde !

INSCREVA-SE: CLIQUE AQUI

Health2.0LA

       
Publicidade

Deixe uma resposta