🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 15! CLIQUE AQUI

Primeiro banco umbilical da região Norte será no Pará

Publicidade

Será inaugurado, em abril, no Pará, o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP), localizado na região Norte – ele será implantado na Fundação Hemopa. Trata-se de uma iniciativa da do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (idealizadora da Brasilcord) e seu objetivo é aumentar as chances de quem precisa de doadores compatíveis em transplante de medula óssea.
A obra tem orçamento de R$ 3 milhões, o que inclui estrutura física, capacitação de profissionais, aquisição de equipamentos e tecnologia. Tal convênio foi firmado mediante uma parceria com a Fundação do Câncer, que coordena a implantação do BSCUP em todo o Brasil e administra recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS).
Inicialmente, o BSCUP do Estado terá um tanque capaz de armazenar 3.600 amostras de sangue de cordão umbilical, e, no primeiro ano, a Hemopa terá atuação em duas maternidades cuja meta de armazenamento será de 960 coletas. Com a inciativa, a Hemopa e mais oito hemocentros implantados por indicação do Ministério da Saúde integrarão a Rede Nacional Brasilcord.
A demanda por transplantes de medula óssea no Brasil, atualmente, é de três mil pacientes por ano. Deste número, cerca de 1100 transplantes são realizados anualmente pelo SUS. Cerca de 150 pessoas esperam na fila.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

       
Publicidade

Deixe uma resposta