🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 15! CLIQUE AQUI

Prevenção de tumores na boca

Publicidade

Nos últimos anos, os programas de controle do câncer passaram a dispensar especial atenção à prevenção e à detecção precoce dos tumores bucais, que acometem a porção da garganta para frente, ou seja, toda a parte visível da boca até os lábios. “O principal sintoma é o aparecimento de feridas que não cicatrizam. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal”, descreve o periodontista Dr. Rafael Neves, do Centro de Reabilitação e Estética Oral – Cir, em Brasília.

O especialista faz questão de orientar cada paciente sobre a realização periódica do auto-exame da boca. “Ele deve ser realizado em local bem iluminado, diante do espelho. O objetivo é identificar lesões precursoras do câncer de boca. Devem ser observados sinais como mudança de cor da mucosa, feridas e áreas dormentes”, explica.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer, em 2008 serão diagnosticados cerca de 14 mil novos casos da doença. Não fumar e beber com moderação são as principais medidas preventivas. Além disso, orienta-se a utilização de protetor solar labial. “Ao sentir qualquer alteração procure um especialista o mais rápido possível, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, complementa Dr. Rafael.

Carla Furtado

AthenaPress | Unidade do Grupo Athena

(61) 3326 2066 e 8473 3509

athenapress@grupoathena.com.br

www.grupoathena.com.br

Atendimento à Imprensa: Paulo Lima

       
Publicidade

Deixe uma resposta