150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Plataformas digitais são apoios comprovados e eficazes à erradicação de erros médicos evitáveis

Publicidade
  • Cerca de 830 brasileiros morrem diariamente em hospitais públicos e privados por erros evitáveis
  • Soluções Avançadas de Apoio a Decisão Clínica são definitivas para colaborar com a mudança deste cenário
  • Clinical Skills, nova solução multidisciplinar da Elsevier, colabora com a padronização da assistência ao paciente, com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade
  • 100% em português, criada no Brasil, a plataforma oferece treinamentos, avaliações, alertas de segurança e relatórios gerenciais, entre outros

De acordo com o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil de 2016, cerca de 830 brasileiros morrem diariamente em hospitais públicos e privados por erros evitáveis, reconhecidos no segmento de saúde como eventos adversos. Esta é a segunda maior causa de morte no Brasil. Fica atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Eventos adversos também geram sequelas que comprometem a rotina do paciente, causam sofrimento psíquico, criam insegurança sobre os sistemas de saúde e geram custos assistenciais desnecessários. O Anuário indica que, dos 19,1 milhões de brasileiros internados em hospitais ao longo de 2016, 1,4 milhão foram vítimas de falhas.

A tecnologia e as Soluções Avançadas de Apoio a Decisão Clínica (ACDS, sigla em inglês) são definitivas para colaborar com a mudança deste cenário, pois ajudam a evitar os erros operacionais e de conhecimento. As ACDS fornecem informações atuais, confiáveis e baseadas em evidências diretas no ponto de atendimento a médicos, enfermeiros, profissionais de saúde no geral e pacientes. Assim, as melhores práticas podem ser adotadas e os exames e procedimentos desnecessários podem ser evitados em toda a jornada do paciente. As ferramentas ACDS, preferencialmente integradas ao prontuário eletrônico, permitem aos profissionais de saúde a reduzir drasticamente os erros médicos evitáveis.

Entre as alternativas de mercado está o Clinical Skills, nova solução multidisciplinar da Elsevier que traz conteúdo em português para hospitais públicos e privados, além de instituições de ensino na área de saúde. Colabora com a padronização da assistência ao paciente, com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade.

A plataforma oferece suporte por intermédio de procedimentos, casos clínicos, avaliações iniciais, alertas de segurança, vídeos e animações, imagens, check-lists, testes de conhecimento e relatórios gerenciais.

O Clinical Skills também foca em reduzir riscos, gerar diminuição de custos, organizar e disseminar treinamentos atualizados à equipe do hospital. A solução é acessível por dispositivos móveis e oferece uma análise de desempenho da equipe hospitalar.

A inovação da Elsevier é capaz de auxiliar em questões complexas do dia a dia das instituições de saúde.

  • Treinamento
    Com o Clinical Skills é possível treinar a equipe na plataforma, monitorar os resultados, tempo de uso, temas acessados e acessar índices de qualidade
  • Padronização de práticas baseadas em evidências e práticas locais
    A plataforma realiza a padronização e treina a equipe para realizar os procedimentos da mesma maneira
  • Absenteísmo e insatisfação
    O treinamento oferecido pelo Clinical Skills denota um investimento nas habilidades pessoais e pode alavancar a carreira dos profissionais de apoio no hospital
  • Processos legais por erros evitáveis
    Ao padronizar o cuidado e engajar a equipe, o resultado é menos absenteísmo e redução dos passivos legais (processos jurídicos).

“O Clinical Skills é uma plataforma intuitiva que conta com conteúdo atualizado frequentemente, baseado em evidências, produzido e revisado por especialistas renomados. Pode ser customizada de acordo com as necessidades de treinamento e desenvolvimento”, explica Claudia Toledo, diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta