150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Número de beneficiários de planos de saúde apresenta nova variação positiva

Publicidade

Levantamento do IESS reforça estabilidade do setor nos últimos meses

O total de beneficiários de planos médico-hospitalares voltou a registrar ligeira variação positiva de 0,1% entre maio deste ano e o mesmo mês de 2017, o que representa 66 mil novos vínculos firmados nesse período. Os números integram a nova edição da Nota de Acompanhamento dos Beneficiários (NAB), do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

“Claro que qualquer variação positiva é benéfica para o setor. No entanto, os sucessivos aumentos de 0,1% no período de 12 meses representam, antes de mais nada, uma tendência à estabilidade”, alerta Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS. “Ainda não vislumbramos um ponto de virada. O crescimento acima de 1% no número de novos vínculos só deve ocorrer em meados de 2019”, afirma.

O relatório segue mostrando que o tímido crescimento continua baseado nos planos coletivo empresariais. “A melhoria efetiva do número de beneficiários está diretamente relacionada com a criação de postos formais de trabalho e ampliação da renda do brasileiro. Questões que ainda caminham a passos lentos em todo o país”, comenta Carneiro. O executivo ainda reforça que os números podem sofrer alterações retroativas por conta das revisões periódicas da ANS. “Por mais que o nível de desemprego esteja caindo no País, ele ainda está baseado no mercado informal, que não fornece segurança bastante para que as famílias assumam o compromisso de um plano de saúde”, conclui Carneiro.

Para o superintendente executivo do IESS, a divulgação de regras mais específicas para planos com franquia e coparticipação por parte da ANS deve auxiliar na ampliação do acesso de diferentes brasileiros ao plano de saúde.

Os planos exclusivamente odontológicos seguem com crescimento acelerado conforme mostrado nas últimas edições do boletim. No período de 12 meses encerrado em maio, o setor registrou aumento de 5,3%, ou 1,16 milhão de novos vínculos. A análise completa será apresentada na 24º edição da NAB. Acompanhe em www.iess.org.br.

       
Publicidade

Deixe uma resposta