🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 15! CLIQUE AQUI

Inteligência Artificial

Publicidade

Com mais de 70 anos de história, o Grupo São Francisco é composto pelo Hospital São Francisco, São Francisco Saúde, São Francisco Odontologia, São Francisco Resgate e São Francisco Ocupacional, além disso o Grupo dispõe de atendimento multidisciplinar e planejado com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e bem-estar aos seus pacientes. Exigindo assim, a execução de projetos que assegurem a melhor assistência possível aos seus usuários.

Foi a partir dessa imprescindibilidade que despontou o case Gestão de Hospitalizados-Carefy. Sua implementação surgiu com o propósito de permitir ao Grupo São Francisco um melhor aperfeiçoamento do controle sobre seus pacientes, através de informações padronizadas, utilizando inteligência computacional para auxiliar e nortear a tomada de decisões da equipe da central de controle de internados e dos gestores de saúde.

De acordo com Carlos Braga, Gerente Médico do Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde e Inovações em Saúde do Hospital São Francisco, entre os maiores obstáculos para implementação do case estiveram o mapeamento e organização da grande quantidade de informações e detalhes envolvidos no processo, para definir as ações necessárias para o sucesso do projeto. Além disso, houve o desafio de mudar um processo manual por um digital, que suportasse a demanda de informações e que permanecesse com um baixo custo em longo prazo.

A plataforma corresponde a uma ferramenta construída através da promissora parceria do Laboratório de Inovações do Grupo São Francisco, o SF Health Group com a startup Carefy.

Braga destaca que o principal ganho com a implantação foi na otimização do processo de controle de internação como um todo, que impactou na redução do tempo de hospitalização, principalmente pela diminuição de atrasos na gestão de leitos e otimização da tomada de decisão. O projeto contribuiu ainda para a redução de erros nas evoluções de auditoria de leitos e para a padronização e aumento da segurança das informações.

Por meio de um aplicativo mobile as informações são coletadas e inseridas no sistema que armazena e analisa através da Inteligência Artificial (AI), todos os dados clínicos dos pacientes internados, detectando possíveis inconformidades entre diagnóstico, quadro clínico e prescrição médica; além dos protocolos de segurança, otimizando a tomada de decisão.

Sobre a premiação, ele destaca que o reconhecimento do Referências da Saúde é muito importante para o Grupo São Francisco, e reitera também que considera uma premiação relevante em um dos maiores eventos de inovação em saúde do Brasil.

Gestão de Hospitalizados – Carefy se apresenta com um importante elemento na busca de um sistema eficaz e eficiente, onde a qualidade no atendimento e redução dos custos prevalece.

Clique aqui para ver o estudo Referências da Saúde 2017 & Top Hospitalar.

       
Publicidade

Deixe uma resposta