✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Instituto Ética Saúde participa do Encontro Anual da APEC, no Japão

Publicidade

O IES é reconhecidamente a maior iniciativa latino-americana de autorregulamentação na área de compliance em saúde

O Instituto Ética Saúde foi um dos destaques do Fórum de Ética nos Negócios 2018 para PMEs da APEC – Cooperação Econômica Ásia-Pacífico. O evento faz parte do Encontro Anual da APEC, que aconteceu em Tóquio no Japão, entre os dias 18 e 20 de julho. O diretor executivo, Carlos Eduardo Gouvêa, apresentou o IES como exemplo de sucesso de iniciativas que colaboram para o fortalecimento de práticas empresariais éticas na área da saúde.

“Falei sobre a experiência brasileira com a implantação do Instituto Ética Saúde, atualmente a maior iniciativa latino-americana de autorregulamentação na área de compliance em saúde, principalmente por reunir praticamente todos os principais atores do segmento (indústria, distribuidores, hospitais, profissionais de saúde)”, conta Gouvêa. O diretor-executivo apresentou as ações e projetos do IES, com destaque para o QualIES. “É um projeto de auditoria de empresas com base em um check-list único para o setor de dispositivos médicos, que trará inúmeros benefícios, como economia, rapidez, segurança, melhoria da qualidade do setor como um todo”, detalhou.

Durante o evento, foram debatidas outras medidas que deverão facilitar a implementação do ‘Guia APEC para Relacionamento Ético de Terceiras Partes no Setor de Dispositivo Médico’ pelos países membros, com o apoio permanente das Associações da Indústria na região, visando principalmente a cadeia de distribuição, onde há uma grande maioria de pequenas e médias empresas. Os organizadores do Fórum destacaram que a colaboração ética entre empresas de dispositivos médicos e biofarmacêuticos, suas associações industriais e intermediários terceirizados, profissionais de saúde e fornecedores, organizações de pacientes, reguladores de saúde, entre outros envolvidos, é essencial para a prestação de assistência de alta qualidade ao paciente.

No último dia, com a participação de autoridades de todos os Países Membros da APEC, foram apresentados os estágios atuais e estratégias futuras de implementação dos Códigos de Ética na região (seus desafios e próximos passos). “Foi abordada inclusive a questão de Saúde 4.0 e sua relação com as considerações éticas a respeito”, finalizou o diretor executivo do IES, Carlos Eduardo Gouvêa.

Sobre o Ética Saúde

O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.

Este arcabouço é fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.org.br ou o 0800-741-0015.

       
Publicidade

Deixe uma resposta