150 palestrantes, 8 congressos 📣 Já emitiu sua credencial para participar do HIS18? Estamos no último lote! Saiba mais →

Hospital Santa Izabel na Bahia adota UpToDate

Publicidade

A ferramenta permite aos internos da instituição de saúde revisar a literatura, casos e patologias, mesmo que de alta complexidade e ainda acessar de forma imediata informações baseadas em evidências diretamente no ponto de cuidado ao paciente, contribuindo assim para maior eficácia no diagnóstico e no tratamento das mais de duas mil pessoas que são atendidas diariamente nas instalações do Santa Izabel. Em um período de 12 meses, a base de informações do UpToDate foi acessada 23 mil vezes pelos médicos da instituição baiana.

A

Wolters Kluwer Health, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, está presente no Hospital Santa Izabel, instituição de saúde que pertence à Santa Casa da Bahia. A organização adotou o UpToDate®, recurso de suporte à decisão clínica, que é utilizando tanto como ferramenta para que médicos e residentes aprofundem o conhecimento, revejam casos e patologias, como fonte rápida de referência durante o atendimento aos pacientes, permitindo inclusive ajustes na conduta e prescrição de drogas. Entre os resultados já obtidos destacam-se melhorias significativas na segurança e maior eficácia no diagnóstico e no tratamento das mais de duas mil pessoas que são atendidas diariamente nas instalações da tradicional instituição de saúde baiana.

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, em Salvador (BA), caracteriza-se pela eficiência do atendimento nas mais diversas especialidades, serviços médicos de alta complexidade e apoio diagnóstico e terapêutico, resultado do investimento permanente na modernização de equipamentos e instalações, além da constante capacitação dos seus profissionais. Destaca-se principalmente nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia, atuando com qualidade também em diversas outras especialidades (39 no total). São cerca de 525 leitos, 85 de UTIs e 13 salas, em uma área de 37 mil metros quadrados, onde são realizadas 15 mil cirurgias e 145 mil consultas e procedimentos ambulatoriais por ano.

De acordo com Dr. Gilson Soares Feitosa, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, o UpToDate está cada vez mais difundido entre os profissionais da instituição, que a utilizam tanto pela internet quanto off-line. A base de informações baseada em evidências foi acessada 23 mil vezes pelos médicos do Santa Izabel num período de um ano, entre março de 2015 e março de 2016. Todas as áreas da clínica médica, desde emergência, unidades de internação aberta (enfermaria e quartos) até as unidades de cuidados intensivos, fazem uso da solução. No entanto, as especialidades que mais acessam o UpTodate são Infectologia, Farmacologia e Doenças Cardiovasculares. “O crescimento do uso dessa ferramenta em nosso hospital, é um indicador importante da enorme valia desse sistema de apoio à decisão clínica, criado por médicos para médicos e que utiliza rigoroso processo editorial para sintetizar recentes informações médicas em recomendações confiáveis. Essa ferramenta contribui mesmo nos casos considerados menos usuais”, enfatiza o diretor de Ensino e Pesquisa.

Para Vitor Maia Teles Ruffini, residente do segundo ano do programa de clínica médica e representante dos residentes do Hospital Santa Izabel, entre as principais vantagens do recurso estão a facilidade de utilização bem como a disponibilidade das pesquisas serem feitas em português. “O UpToDate é uma excelente fonte de informação, especialmente durante o período de residência médica, em que o tempo que sobra para estudar e rever artigos é muito menor. É uma maneira rápida de obter informação de qualidade e que devido à facilidade de podermos prontamente acessá-la quando necessário, melhora a qualidade do atendimento”, ressalta.

O Hospital Santa Izabel possui Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho, emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Entre os fatores que contribuíram para a obtenção do nível máximo obtido em nível nacional, a instituição ressalta os bons resultados obtidos com o UpToDate.

De acordo com Denise Basow, M.D., CEO da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, “O UpToDate é o principal recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, confiado pelo mundo todo por profissionais de saúde para ajudá-los a tomar as decisões certas no local de atendimento. Foi comprovado que ele muda a forma como os médicos praticam a medicina e é o único recurso associado com melhores resultados. É de grande valia para prover informações atualizadas e apoiar o processo de especialização dos participantes dos seu programa de residência médica”.

       
Publicidade

Deixe uma resposta