✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Hospital Santa Cruz reforça atenção farmacêutica aos pais de bebês prematuros

Publicidade

Na UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), a equipe de farmácia não acompanha apenas os bebês internados. No novo modelo de atenção farmacêutica, os pais também recebem orientação. Com a abordagem inovadora, tem sido possível esclarecer as principais dúvidas em relação aos medicamentos utilizados no tratamento dos pequenos pacientes e fortalecer a confiança dos pais na equipe médica e assistencial.

O trabalho é realizado diariamente. Antes do horário de visitas, a equipe multidisciplinar se reúne e discute o caso de cada paciente. Durante o horário de visitas, o farmacêutico aborda os pais para explicar os motivos do início do medicamento, sua função e porque foi feita essa escolha. “Normalmente, as dúvidas vêm no dia seguinte, depois que os pais pesquisam na internet e encontram muitos efeitos colaterais”, aponta a farmacêutica hospitalar do Hospital Santa Cruz e idealizadora do projeto, Ana Laura Almeida Nakalski.

Nesse segundo momento, a equipe de farmácia procura mostrar o risco-benefício de cada medicamento e explicar que os efeitos colaterais ocorrem em uma parcela muito pequena dos pacientes – mas que ainda assim é preciso especificar tudo em bula. Segundo Ana Laura, essa atenção diferenciada aumenta a confiança dos pais na equipe médica e assistencial e impacta no resultado do tratamento. “Com os pais mais tranquilos, a terapia é muito mais eficaz, por que eles autorizam a equipe multidisciplinar a realmente cuidar do bebê”.

O cuidado especial oferecido aos pais também influencia a amamentação. “As mães também têm muitas dúvidas em relação ao uso de medicação para dor e a produção de leite. Sem essas orientações, algumas mães acabam deixando de amamentar porque acham que devido aos medicamentos utilizados por elas, o leite não vai ser bom para o bebê, mas nem sempre isso é verdade”, conta Ana Laura.

       
Publicidade

Deixe uma resposta