✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Hospital planeja poupar cerca de 40% no consumo de energia

Publicidade

Em funcionamento desde 1971, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com o passar das décadas, a demanda do hospital foi mudando e a instituição concluiu que era necessário expandir suas instalações para atender as novas necessidades.

A cargo do consórcio Tratenge-Engeform, a expansão consiste na construção dos prédios anexos I e II, com mais de 53 mil m² e mais de 30 mil m² respectivamente, com foco especial às áreas para atendimento dos pacientes considerados criticamente enfermos, isto é, os que precisam de cuidados urgentes ou intensivos. O término das obras de expansão é previsto para dezembro de 2018.

O projetista SPM e a instaladora Ecotherm escolheram a Danfoss para o fornecimento das válvulas de balanceamento independente de pressão AB-QM e os conversores de frequência VLT® HVAC FC 101 e VLT® HVAC FC 102. Com a tecnologia da Danfoss, o hospital conseguirá economizar em torno de 40% do consumo de energia, se comparado com um sistema comum e estático.

“A Danfoss foi escolhida para esse projeto devido ao baixo índice de manutenção, facilidade na instalação e credibilidade no que diz respeito às vazões de água do projeto. Além disso, contamos com o apoio técnico para o selecionamento correto das válvulas”, explica Homero Tozarin, CEO da Ecotherm.

Foram instaladas 394 válvulas AB-QM nas unidades de tratamento de ar (AHUs) dos sistemas de ar condicionado dos anexos 1 e 2 para controlar os fluxos de água gelada e água quente. “Os componentes são dotados de tecnologia de ponta em matéria de eficiência energética e tornam a instalação dinâmica”, explica Ednei Baroni, engenheiro da DDK Representações, distribuidor da Danfoss.

Já os ventiladores de renovação de ar, exaustão de garagens e pressurização de escada contam com os conversores de frequência VLT® HVAC FC101 e as bombas de circulação de água são dotadas de conversores de frequência VLT® HVAC FC102. “Os conversores garantem um controle preciso nas bombas da circulação de água no sistema, na vazão e na pressão necessárias para cada momento do dia. Da mesma forma, nos ventiladores e exaustores os drives da Danfoss controlam o fluxo de ar de acordo com a necessidade do momento”, finaliza Baroni.

 

       
Publicidade

Deixe uma resposta