🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 15! CLIQUE AQUI

Hospitais filantrópicos do RS melhoram processos

Publicidade

Dentro do programa “Melhoria da Gestão”, as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul implementarão a metodologia de gestão de processos Kaizen, utilizada pela indústria automobilística.

Em um mês, 50 hospitais já foram beneficiados e apresentaram resultados significativos de redução de custo e tempo nos processos hospitalares.

O Hospital da Caridade São Vicente de Paulo, de Cruz Alta, por exemplo, reduziu o tempo médio de liberação de leitos para novos pacientes de 90 para 30 minutos.

No Hospital São José, de Giruá, o processo de fechar a nota fiscal do atendimento realizado e enviar para o faturamento e cobrança no SUS passou de quatro dias, em média, para um dia e meio.

O Hospital São Patrício, de Itaqui, reduziu a liberação dos pacientes após a alta de 110 minutos para, em média, 25 minutos.

O Rio Grande do Sul conta com uma rede de 239 hospitais filantrópicos. A idéia do programa de melhoria de gestão é aplicar a metodologia Kaizen em todos eles.

De acordo com os dados levantados para a elaboração do programa “Melhoria de Gestão”, para cada R$ 100,00 de custos que os hospitais têm para assistir um paciente do SUS, o sistema remunera, em média, R$ 55,00. Por isso, há um déficit de 81,8% entre custo e receita.

A meta do programa é aumentar a qualidade e produtividade das instituições hospitalares, para fortalecer o desenvolvimento financeiro e a gestão.

       
Publicidade

Deixe uma resposta