✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Hospitais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo recebem Selo Sinasc da Secretaria Municipal de Saúde

Publicidade

Reconhecimento que será concedido ao Hospital BP e ao BP Hospital Filantrópico foi criado em 2008 para melhorar a qualidade das informações sobre nascidos vivos no município

 Na próxima terça-feira, 5/6, o Hospital BP e o BP Hospital Filantrópico, hospitais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, participarão da 9ª edição da Premiação Selo Sinasc, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Os dois hospitais serão reconhecidos por terem alcançado as metas pré-estabelecidas de pontualidade e de preenchimento de dados no Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) no ano de 2017.

Os dados fornecidos pelos hospitais ajudam a compor um importante banco de dados para planejamento de ações da autoridade municipal de saúde. “A BP é uma instituição que também trabalha com informações e sabe a importância de ter um banco de dados robusto no setor da saúde. E ser reconhecido pela qualidade da nossa colaboração mostra que nossos esforços de contribuir para a melhoria da saúde no País estão dando frutos”, afirma Luiz Eduardo Loureiro Battarello, Superintendente-Executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP.

DNV, um indicador de saúde pública

Com o objetivo de reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional, a Declaração de Nascido Vivo (DNV) é um documento padronizado pelo Ministério da Saúde e que possui cerca de 41 variáveis como nome completo e idade do pai e da mãe do bebê, duração da gestação, peso do recém-nascido, local e tipo de nascimento (cesárea, normal ou fórceps).

Esse documento normalmente é preenchido pela equipe de enfermagem de hospitais e maternidades e, a partir dos dados coletados, é possível calcular indicadores de saúde pública como o percentual de partos cesarianas realizados no país. Além disso, o número de nascidos vivos também é utilizado como denominador para o cálculo da cobertura vacinal e os coeficientes de mortalidade infantil e materna.

Apesar do preenchimento da DNV ser obrigatório em todo o País, muitas instituições de saúde não o fazem ou não o fazem corretamente. Por isso, o selo é um estímulo para que essas instituições busquem o aprimoramento e a manutenção da qualidade do serviço público prestado à população.

       
Publicidade

Deixe uma resposta