🚀 HIS18 Já conferiu os primeiros palestrantes do HIS? Já são mais de 15! CLIQUE AQUI

Grupo Fleury oferece plataforma digital voltada para genômica

Publicidade

A unidade de negócio denominada Fleury Genômica possibilita compras online de exames genéticos, além de assessoria médica personalizada para a investigação de diagnósticos mais complexos

Como parte de seu planejamento estratégico, o Grupo Fleury implementa a unidade de negócio Fleury Genômica (www.fleurygenomica.com.br), canal dedicado a atender com excelência clientes e médicos com soluções em genômica e divulgar conhecimento sobre o tema.  Esta plataforma diferenciada no setor de medicina diagnóstica brasileira possibilita a realização de testes genéticos em amostra de saliva, sangue e biópsias inteiramente online mediante pedido médico. A solução conta também com um núcleo de atendimento especializado em genômica para médicos e clientes.

A plataforma Fleury Genômica, em funcionamento desde novembro de 2017, marca o início de um novo canal para realização de testes genéticos na empresa. Para atender à demanda de todo o Brasil, o serviço permite que os exames sejam realizados a partir de uma amostra de sangue ou saliva encaminhada pelo paciente por via postal.  Dentre as especialidades contempladas pelo serviço estão a oncologia, cardiologia, neurologia, pré e neonatal, hematologia e genética.

Os clientes situados em regiões que não contam com unidades do Grupo Fleury podem realizar exames com o laudo de uma empresa referência em medicina de precisão no Brasil, que possui processos diferenciados para a realização de testes genéticos, corpo clínico de excelência e amplo portfólio capaz de elucidar diagnósticos mais complexos, identificar o risco do desenvolvimento de determinadas doenças e, em alguns casos, ainda auxiliar escolhas terapêuticas, possibilitando tratamentos personalizados.

Acessibilidade e conveniência

Para testes em saliva, o próprio cliente pode fazer coleta em casa e enviar ao Fleury pelos Correios. Para os exames que necessitam de coleta de sangue e material de biópsia, o cliente deve comparecer a um laboratório de confiança de sua cidade ou região munido de um kit adquirido pela plataforma online. Após a coleta e armazenamento, o material deve ser enviado via Correios para o processamento e diagnóstico na Área Técnica da companhia, em São Paulo.

“O Fleury Genômica nasce para consolidar as práticas mais modernas da medicina de precisão ao contar com plataformas de sequenciamento de próxima geração, bioinformática, inteligência artificial para uso de bancos de dados atualizados e, principalmente, profissionais com forte rigor técnico e científico”, afirma Jeane Tsutsui, diretora executiva de Negócios da marca Fleury. “Além dos kits de coleta, a plataforma reúne conteúdos importantes para médicos e pacientes, e oferece assessoria médica formada pelo time de geneticistas da empresa e atendimento especializado para tirar dúvidas”, completa a doutora.

O DNA das células do corpo humano contém um código genético. O genoma é o código genético completo. Contudo, apenas uma pequena parte do genoma, por volta de 2%, codifica as proteínas necessárias para o funcionamento do corpo humano – essa porção codificante é chamada de exoma. A grande maioria das alterações no DNA envolvidas com doenças hereditárias está contemplada dentro do exoma, por isso os exames focam em análises dessa parte do genoma.

Amplo portfólio

Os testes genéticos em Oncologia podem analisar seu DNA e auxiliar a personalização do acompanhamento. Nos casos onde o tumor já se desenvolveu, os testes utilizam o sequenciamento genético no auxílio ao diagnóstico e na identificação do tratamento personalizado mais adequado. A plataforma apresenta um portfólio completo em oncologia, com testes para as neoplasias mais incidentes, como os painéis Síndrome de Lynch, Li-Fraumeni, melanoma hereditário e de câncer hereditário expandido.

Dois importantes exames presentes no portfólio de oncologia são o Oncotype DX®, teste genético voltado para a estratificação de risco e definição do tratamento para câncer de mama, e o BRCA 1 e 2, que identifica as principais mutações responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de mama e ovário.

Na Cardiologia, as condições cardíacas como arritmias e cardiomiopatias podem estar associadas a alterações genéticas hereditárias. Sendo assim, uma análise antecipada da configuração genética pode contribuir para uma tomada de ação preventiva, confirmação do diagnóstico ou, até mesmo, para determinar terapias mais assertivas. Para isso, foram colocados recentemente em rotina 13 painéis genéticos que avaliam os genes responsáveis pelo desenvolvimento de diversas condições cardíacas, como colesterol alto (hipercolesterolemia familiar), arritmias hereditárias (síndrome do QT Longo, síndrome do QT Curto, Síndrome de Brugada etc.), cardiomiopatias hereditárias e síndromes raras (Fabry, Noonan, Marfan etc.).

Na medicina fetal, o Fleury Genômica oferece, dentro do cuidado pré-natal, o NIPT, exame não invasivo feito a partir de amostra de sangue da mãe, que rastreia os riscos genéticos da gestação do bebê, detectando, por exemplo, Síndrome de Down e outras trissomias no feto a partir de 10 semanas de gestação, para gestações simples e gemelares, nos casos em que há indicação médica.

Indicação e benefícios

O tipo de teste genético varia de acordo com o histórico médico e familiar do paciente, sendo imprescindível o acompanhamento de um médico para avaliar a necessidade desse tipo de exame e qual seria o mais adequado em cada caso. Atualmente, o aconselhamento médico é recomendado antes de qualquer teste genético.

Entre as várias indicações, tais exames podem ser usados para:

  • auxiliar o diagnóstico médico;
  • identificar mutações gênicas responsáveis por uma doença já diagnosticada;
  • determinar a gravidade e o prognóstico de uma doença;
  • guiar a conduta terapêutica;
  • identificar mutações gênicas que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças;
  • identificar mutações gênicas que podem ser transmitidas entre gerações;
  • mapear condições tratáveis em recém-nascidos;
  • direcionar com precisão o aconselhamento genético da família.

Todas as orientações e condutas para uso deste novo canal estão discriminadas no portal Fleury Genômica, que também disponibiliza uma equipe de atendimento dedicada em www.fleurygenomica.com.br.

       
Publicidade

Deixe uma resposta