✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Empresas investem em soluções para a saúde e aperfeiçoam procedimentos médicos

Publicidade

A expectativa de vida aumentou nos últimos anos. Os brasileiros vivem em média 76 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma diferença de 22 anos em relação a década de 1960, quando a média era 64 anos. Em Hong Kong, local com a maior expectativa de vida do mundo, os homens vivem em média 81,3 anos, e as mulheres cerca de 87,3 anos. Diante de uma possibilidade de vida longeva, a tecnologia tornou-se uma aliada para soluções de saúde. As chamadas Healthtechs ou Saúde Digital aperfeiçoam procedimentos realizados em hospitais e ampliam as taxas de sobrevivência.

Graças à tecnologia, as pessoas possuem mais informações e contam com acessórios, aplicativos e sensores que acompanham os dados do corpo. No mundo das finanças, as startups ligadas à saúde estão em alta. No ano passado foram investidos mais de US$ 4,5 bilhões no setor, aponta a PitchBook Data. A previsão para 2020 é que o mercado de inteligência artificial relacionada à saúde deve chegar a US$ 6,6 bilhões, de acordo com a previsão da Accenture Analysis. São inúmeros avanços gerados, principalmente para doenças cardíacas, diabetes e esclerose múltipla.

Conheça inovações no campo da saúde:

Foco na prevenção da doença

O número de pessoas obesas cresceu 60% nos últimos 10 anos, além do aumento de doenças como diabetes e hipertensão, aponta o Ministério da Saúde. Para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários, a startup GoGood criou um software que incentiva a prevenção e os hábitos saudáveis dos colaboradores. É a única certificada como parceira do Great Place to Work (GPTW) — programa que une parceiros em torno de uma comunidade capaz de atender as necessidades organizacionais de empresas durante as etapas do ciclo de vida do colaborador. A partir da plataforma, que integra diversos aplicativos de saúde, os colaboradores são desafiados a adotar rotinas saudáveis, e focar em itens fundamentais, como atividades físicas, qualidade da alimentação, sono, estresse e peso. Entre os resultados alcançados pelas empresas está 30% de melhoria em indicadores de clima organizacional, 59% de aumento de engajamento dos colaboradores com a empresa e 122% de crescimento da média de atividades físicas nos colaboradores.

Inteligência artificial aumenta a eficácia dos serviços

A Softplan, referência no país no desenvolvimento de softwares, aposta na inovação para a melhoria do atendimento e da gestão da saúde. Por isso, a empresa desenvolveu o software Dictas, que utiliza inteligência artificial para otimizar os custos das operadoras de saúde e aumentar a eficácia dos serviços, ampliando os benefícios aos seus assistidos. O Dictas possibilita aos gestores o acesso a diversos painéis de indicadores, usando tecnologias de machine learning, bigdata e advanced analytics, além de inteligência artificial. A solução facilita a tomada de decisões e promove uma gestão estratégica, detectando gastos que são desnecessários e que não beneficiam os assistidos pelos planos. O Dictas já vem sendo utilizado pela Unimed Florianópolis e Unimed Caçador, de Santa Catarina.

A Softplan também está investindo no Hubmedi.co, um marketplace de radiologia que conecta clínicas e hospitais a uma rede de radiologistas, proporcionando maior eficiência operacional e maior qualidade diagnóstica. Na prática, com o Hubmedi.co, o centro de diagnóstico faz o exame de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e raio-x, e disponibiliza na plataforma. O laudo é feito por médicos radiologistas especializados que estiverem disponíveis para atender a demanda, em qualquer localidade. A solução facilita o processo e permite o trabalho de especialistas sem restrições geográficas. Para os pacientes, então, a solução garante um atendimento de radiologistas especializados de maneira mais ágil, enquanto para os médicos, a plataforma significa a ampliação do campo de atuação e aumenta a possibilidade de retorno das atividades. A Softplan investe no Hubmedi.co via corporate venturing, modelo em que os empreendedores da iniciativa continuam no negócio e recebem apoio em vendas, canais e conhecimento de negócio.

Softwares reduzem gastos e aumentam a segurança

O cenário da saúde no Brasil é extremamente desafiador. De acordo com a sexta edição do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, publicado em julho de 2018, o número de procedimentos realizados por planos de saúde teve um aumento de 3,5% em 2017 em relação ao ano anterior. O crescimento, ainda tímido, aponta para a necessidade de investimento em tecnologia na saúde para otimização de recursos e qualificação no atendimento. A Pixeon realiza esse serviço. A empresa possui a maior base instalada de softwares para saúde da América Latina, e oferece um portfólio de sistemas de gestão de saúde para hospitais, clínicas, laboratórios e unidades radiológicas. As soluções ampliam o controle de dados, otimizam processos, reduzem gastos e aumentam a segurança, tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde em todas as etapas de atendimento. Possui atualmente 2 mil clientes no Brasil, tendo dobrado seu tamanho entre 2013 e 2015.

       
Publicidade

Deixe uma resposta